Número total de visualizações do Blogue

9158596

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Município de Vinhais vai apoiar financeiramente médicos que assegurem consulta aberta

 A ideia da câmara municipal é que a consulta aberta, no centro de saúde da vila, funcione em permanência, garantindo que todos os utentes do concelho têm médico sempre que precisem


O município de Vinhais vai ajudar financeiramente os médicos que assegurem a consulta aberta no centro de saúde da vila. Os profissionais vão receber 50 euros para alojamento e 15 para refeição. O objetivo é qualquer vinhaense que se desloque ao centro seja atendido por um médico, esclarece o presidente da câmara, Luís Fernandes. “Já tínhamos uma medida, também de apoio à fixação de médicos e temos cá quatro que permitem que todos os utentes do concelho tenham médico de família. Agora, este caso tem a ver com outro ponto também importante, a consulta aberta, em que esses médicos, muitas vezes, vêm de fora e, para não haver falta de médicos, pagamos o alojamento e refeição, isto ao fim de semana, para que a consulta aberta esteja sempre garantida. É uma forma de não haver lacunas, como vemos noutros locais”.

Já em 2023, o município tinha implementado um incentivo mensal, de 200 euros, aos médicos a exercer funções no centro de saúde local. O objetivo era fixá-los em Vinhais. O autarca diz que a consulta aberta não tem falhado mas a ideia é que isso mesmo não venha a acontecer. “Tem havido sempre consulta aberta, quer durante a semana, quer durante o fim de semana. A não ser que haja um caso ou outro, mas não é da nossa responsabilidade. Nós, município, o que estamos a fazer é ajudar, no sentido que não exista essa falta, porque isso não é uma competência, neste caso, do município, é do Ministério da Saúde”.

Luís Fernandes lamenta que, tanto na área da saúde como noutras, os municípios tenham de cumprir o papel do Estado mas assinala que o mais importante é responder às necessidades da população. “O que mais importa é estar a ajudar, estar a contribuir para que as pessoas que vivem no concelho de Vinhais tenham melhores condições a todos os níveis”.

O município de Vinhais vai ainda ajudar as grávidas do concelho, que são acompanhadas em Bragança e que fazem ecografias em Amarante, com transporte público municipal ou apoio financeiro para deslocação em transportes públicos. Vai ainda comparticipar, a 100%, a aquisição da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano para utentes diagnosticados com vírus positivo. Em reunião de câmara foi ainda aprovada a comparticipação da vacinação antipneumocócica para os utentes que integrem grupos de risco. É uma vacina que protege contra a bactéria causadora de doenças como pneumonia e meningite.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário