Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de abril de 2025

“SERRAR A BELHA” REGRESSA A VALE DE TELHAS

 Nos dias 18 e 19 de abril de 2025, a aldeia de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela, será palco de mais uma edição do evento “Serrar a Belha”, uma tradição secular transmontana que assinala o fim do inverno e celebra a chegada da primavera com rituais de purificação e renovação.


Fortemente enraizada na cultura popular de Trás-os-Montes, a cerimónia centra-se na figura da “Belha”, personagem simbólica que representa o passado e os males acumulados ao longo do ano. Em ambiente de sátira e humor, a comunidade encena o julgamento e condenação da “Belha”, culminando com a sua queima num ritual catártico que simboliza a libertação coletiva e a esperança num novo ciclo.

A edição deste ano traz novidades que prometem enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes. Entre os destaques está o Festival do Polvo, uma aposta na gastronomia local que pretende atrair amantes da boa comida. A encenação teatral do “Serrar a Belha” regressa também com uma produção renovada, incluindo efeitos de fogo cénico que prometem surpreender o público. As festividades estendem-se ainda pela noite com concertos e espetáculos musicais que animarão o centro da aldeia.

O “Serrar a Belha” é hoje uma manifestação viva da identidade transmontana e uma importante alavanca para o turismo e a economia local, atraindo visitantes de toda a região e além-fronteiras.

Jornalista: Micaela Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário