Número total de visualizações do Blogue

9184529

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Sinalizações na CPCJ de Macedo de Cavaleiros têm aumentado

 A Comissões de Proteção de Crianças e Jovens  (CPCJ) de Macedo de Cavaleiros revelou que só este ano já recebeu cerca de 40 sinalizações. A maior parte refere-se a casos de violência doméstica e negligência.


Os dados foram avançados, no sábado passado, à margem do jogo do Grupo Desportivo Macedense frente ao ADR Retaxo, já que a CPCJ está no terreno com uma série de iniciativas, devido ao mês de abril, que sensibiliza para os maus tratos na infância.

A presidente, Cristina Pires, revela que só em Macedo de Cavaleiros, esta comissão já recebeu 40 sinalizações e considera o número elevado, para este concelho.

“Infelizmente, tem aumentado, nós temos um concelho muito pequeno e temos várias comunicações, várias sinalizações, mas este ano comunicações feitas à comissão serão sensivelmente 40 e pouco, o que é muito para o nosso concelho.”

Cristina Pires revelou ainda as principais sinalizações.

“A maior parte das sinalizações que nos tem ocorrido na nossa comissão é por violência doméstica e negligência, portanto, os maus tratos da crianças e jovens em fases precoces”, revela.

Para prevenir os maus tratos, a presidente da CPCJ de Macedo de Cavaleiros, aponta que a comunidade deve trabalhar em conjunto.

“Portanto, nós para prevenirmos estas sinalizações é trabalharmos todos em conjunto, fazermos atividades, sensibilizarmos a comunidade, fazermos várias ações de sensibilização aos pais, porque, de facto, quem agride e quem maltrata não são só os progenitores, não é? São os avós, são familiares, são vizinhos…”

Ainda durante o mês de abril, a CPCJ de Macedo de Cavaleiros vai no dia 30 juntar-se para formar um laço gigante, com as crianças do pré-escolar, no parque da cidade.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário