Os dados foram avançados, no sábado passado, à margem do jogo do Grupo Desportivo Macedense frente ao ADR Retaxo, já que a CPCJ está no terreno com uma série de iniciativas, devido ao mês de abril, que sensibiliza para os maus tratos na infância.
A presidente, Cristina Pires, revela que só em Macedo de Cavaleiros, esta comissão já recebeu 40 sinalizações e considera o número elevado, para este concelho.
“Infelizmente, tem aumentado, nós temos um concelho muito pequeno e temos várias comunicações, várias sinalizações, mas este ano comunicações feitas à comissão serão sensivelmente 40 e pouco, o que é muito para o nosso concelho.”
Cristina Pires revelou ainda as principais sinalizações.
“A maior parte das sinalizações que nos tem ocorrido na nossa comissão é por violência doméstica e negligência, portanto, os maus tratos da crianças e jovens em fases precoces”, revela.
Para prevenir os maus tratos, a presidente da CPCJ de Macedo de Cavaleiros, aponta que a comunidade deve trabalhar em conjunto.
“Portanto, nós para prevenirmos estas sinalizações é trabalharmos todos em conjunto, fazermos atividades, sensibilizarmos a comunidade, fazermos várias ações de sensibilização aos pais, porque, de facto, quem agride e quem maltrata não são só os progenitores, não é? São os avós, são familiares, são vizinhos…”
Ainda durante o mês de abril, a CPCJ de Macedo de Cavaleiros vai no dia 30 juntar-se para formar um laço gigante, com as crianças do pré-escolar, no parque da cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário