Número total de visualizações do Blogue

9200900

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Feira das Cantarinhas acontece entre 2 e 4 de maio em Bragança com quase 400 expositores

 Feira das Cantarinhas decorre na Praça da Sé e ruas contiguas e Feira de Artesanato na Praça Camões


Quase 400 expositores vão marcar presença na Feira das Cantarinhas que está de regresso a Bragança, entre 2 e 4 de maio. São ainda esperados mais de 60 artesãos locais e de outras partes do país na Feira de Artesanato que começa logo a 30 de abril.

Este ano, haverá uma rua dedicada aos produtos gastronómicos da região. “Na rua pedonal da Alexandre Herculano vamos ter expositores de produtos endógenos, como o azeite, o mel e o vinho, também vão dar outro ar aquela rua e vamos ter lá um palco com animação”, adiantou a presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança, Maria João Rodrigues.

A Feira de Artesanato decorre na Praça Camões e a das Cantarinhas na Praça da Sé e ruas contiguas. Este ano com uma decoração especial, que envolveu as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as escolas de Bragança. “Lançámos-lhes um repto para também os envolver. Cada uma fez uma cantarinha que vai ser colocada nos postes de iluminação”, explicou.

De 30 de abril a 4 de maio são esperadas milhares de pessoas em Bragança. De acordo com o vereador do município, Miguel Abrunhosa, os hotéis e alojamentos estão praticamente esgotados nestas datas.

Atualmente, no concelho de Bragança, a cantarinha é feita apenas por duas mulheres já com alguma idade. Corre-se assim o risco que esta tradição se perca. Para o vereador, o Instituto do Emprego e Formação Profissional devia apostar na preservação. “É um problema que é transversal a outros tipos de artesanato, não é só a cantarinha. Temos tentado sensibilizar os jovens, que é uma oportunidade de trabalho, mas nem sempre é fácil motivá-los para estas artes mais tradicionais e o Centro de Formação entendo que tenha de ter um papel ativo e colaborativo nesta missão de não deixar que estas tradições, que traduzem a identidade da nossa região e do nosso, acabem por ficar esquecidas”, apontou.

Animação musical também não vai faltar entre 30 de abril a 4 de maio, nos dois palcos instalados na Praça da Sé e na rua pedonal. Entre sexta-feira e domingo acontece ainda a segunda etapa do Campeonato de Portugal Trial 4x4 e a 11 de maio a conhecida Meia Maratona das Cantarinhas que conta com a participação de milhares de pessoas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário