Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Algoso: Páscoa celebra-se com Sábado de Aleluia e Mercado Medieval

 Na aldeia histórica de Algoso, a Páscoa celebra-se com o Sábado de Aleluia e o Mercado Medieval, um evento religioso e cultural, em que a Ressurreição de Cristo é celebrada com uma procissão noturna até ao castelo, para daí iniciar os cânticos de Aleluia, na noite de sábado para Domingo.


O evento decorre no fim-de-semana de 19 e 20 de abril e faz parte da estratégia da freguesia de Algoso, para promover o seu património religioso, cultural e histórico.


A presidente da freguesia de Algoso, Cristina Miguel, explicou que o “Sábado de Aleluia” é uma antiga tradição da localidade, que consiste numa procissão noturna, da igreja matriz de Algoso, até à capela de Nossa Senhora da Assunção, edificada junto ao castelo medieval.

“Antes da meia-noite, toda a população de Algoso participa nesta procissão até ao Castelo. Na subida para o castelo, são levados estandartes e o povo vestido de preto, em sinal de tristeza e luto pela morte de Jesus, canta as alvíssaras. Chegados ao castelo, à meia-noite os sinos começam a repicar para anunciar a Ressurreição de Cristo e a procissão regressa à aldeia, com o povo a entoar cânticos de aleluia e aclamações a todos os Santos”, descreveu.

Esta antiga tradição foi recuperada em 2018, ano em que a freguesia de Algoso começou também a organizar o Mercado Medieval.

“Com o propósito de promover o riquíssimo património histórico de Algoso, onde se destaca o castelo do século XII, decidimos recriar o tempo da Idade Média. A aldeia é decorada, os habitantes locais vestem-se com os trajes medievais e é instalado um mercado medieval, com barraquinhas de produtos locais e regionais, artesanato e tasquinhas com a gastronomia típica da região”, indicou.

Este ano, vão participar no mercado medieval 60 produtores de doçaria tradicional, folar, pão, fumeiro, azeite, mel, frutos secos, vinho, licores e outros produtos.

Durante o fim-de-semana, a animação é uma constante em Algoso, com jogos tradicionais, teatro, falcoaria, espetáculos de fogo, carrossel medieval, animais, entre outras atividades.

Na noite de sábado, outro destaque é o concerto medieval do grupo “Manta d’Ourelos”.

“O público que pretenda visitar Algoso durante do fim-de-semana, tem a possibilidade de almoçar e jantar nas tabernas do mercado medieval, na Casa do Povo ou no restaurante da albergaria. No que concerne ao alojamento, a albergaria local já esta lotada, pelo que os visitantes devem procurar alternativas nas localidades próximas dos concelhos de Vimioso, Mogadouro ou Miranda do Douro”, indicou Cristina Miguel.

Em Algoso, o Domingo de Páscoa começa pela manhã, com a caminhada interpretativa pelo trilho do castelo. Neste percurso de 6,2 quilómetros, os caminhantes têm a oportunidade de conhecer os monumentos históricos de Algoso, como o castelo do século XII, a ponte românica, o pelourinho, a antiga Câmara Municipal e a fonte Santa, assim como a flora e a fauna da região.

“No Domingo, o maior destaque é a celebração da Missa da Ressurreição do Senhor, às 14h00, na igreja matriz de Algoso”, indicou a presidente da freguesia.

Na tarde de Domingo, a festa do Mercado Medieval prossegue com atividades como o jogo do cântaro, as oficinas de danças medievais e o baile medieval.

“Nesta altura do ano, Algoso recebe a visita de muitos dos emigrantes que trabalham em países como a Espanha, França e Suíça. Por isso, neste fim-de-semana esperamos a afluência de muita gente à aldeia para celebrar a Páscoa da Ressurreição do Senhor”, indicou a autarca de Algoso.

O evento “Sábado de Aleluia & Mercado Medieval” é organizado pela União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva e conta com o apoio do município de Vimioso. O evento conta ainda com a colaboração da Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, da Santa Casa da Misericórdia de Algoso e das associações Palombar, AEPGA e Corane.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário