Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de abril de 2025

MACEDO DE CAVALEIROS: “CABRITO À MESA” VAI ENALTECER A GASTRONOMIA TRANSMONTANA

 De 18 a 20 de abril, em época pascal, o concelho de Macedo de Cavaleiros volta a aliar a tradição culinária com o fim de semana gastronómico “Cabrito à Mesa”. A iniciativa, promovida pelo município, celebra o cabrito como uma das iguarias mais emblemáticas da mesa portuguesa nesta altura do ano.


Ao todo, 13 restaurantes do concelho participam nesta edição, apresentando propostas que vão desde as receitas mais tradicionais até abordagens mais criativas e inovadoras, sempre com o cabrito como protagonista.

Este será o último capítulo de um ciclo de seis fins de semana gastronómicos promovidos ao longo do ano, onde já foram destacados outros produtos regionais de excelência, como a castanha, o butelo com casulas, o azedo, o javali e o grelo. Integrado nas boas práticas do Geopark Terras de Cavaleiros, certificado pela UNESCO, o evento ostenta o selo Geofood — uma distinção que reconhece a utilização exclusiva de matéria-prima local e técnicas tradicionais de confeção, valorizando a identidade gastronómica do território.

Mais do que uma celebração da gastronomia, “Cabrito à Mesa” é uma afirmação da autenticidade de Macedo de Cavaleiros, promovendo o turismo, os produtos locais e o património cultural da região.

Jornalista: Micaela Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário