Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Bragança lidera subida nas rendas de quartos, mas continua entre as mais baratas

 Arrendar quarto em Bragança tornou-se mais caro. Tendo os preços aumentado mais 15%, comparando o segundo trimestre deste ano com o de 2024.


Segundo uma análise do portal imobiliário “Idealista”, o preço de quartos para arrendamento em casas partilhadas aumentou 8% no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Bragança foi a cidade onde os preços mais subiram, contabilizando um aumento de 15%, comparado ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, apesar do aumento Bragança e a Guarda, continuam a ser consideradas as cidades mais baratas para arrendar quartos, com valores a rondar, segundo o site, os 200 e 230 euros por mês.

Do ponto de vista nacional, em Lisboa os preços mantêm-se estáveis, ainda que continue a ser a região com os quartos mais caros em Portugal, com preços a rondar os 550 euros mensais. No Porto, o valor das rendas de quartos desceu 3%, e, portanto, estão a rondar valores como 430 euros por mês. Já em Coimbra, um quarto na cidade dos estudantes custa à volta de 335 euros mensais.

Por menos de 300 euros mensais, encontram-se Leiria (290 euros/mês), Viseu (270 euros/mês), Castelo Branco (250 euros/mês), Vila Real (250 euros/mês), Portalegre (250 euros/mês) e Beja (250 euros/mês).

Através dos dados desta análise, foi ainda possível perceber que o arrendamento de quartos não é uma opção apenas para estudantes tendo-se tornado, cada vez mais, uma solução para jovens nos primeiros anos no mercado de trabalho, mas não só.

O idealista verificou que, devido à complexidade atual do mercado de arrendamento e habitação em Portugal, nomeadamente nas grandes cidades, as pessoas solteiras ou separadas optam por este meio de arrendamento por não conseguirem “suportar o custo de uma casa”.

Dos 20 concelhos analisados os preços aumentaram em 13, sendo eles Bragança, Guarda (13%), Castelo Branco (13%), Coimbra (12%), Ponta Delgada (10%), Funchal (10%), Viseu (8%), Viana do Castelo (8%), Vila Real (6%), Évora (4%), Portalegre (4%), Leiria (4%) e Setúbal (3%).

Apesar do aumento das rendas de quartos em casa partilhada, o Idealista considera que Bragança e a Guarda são as cidades mais económicas, com valores de renda a rondar os 200 e 230 euros por mês.

Escrito por Brigantia.
Foto: Idealista

Sem comentários:

Enviar um comentário