Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

IPB regista quebra de 32% de alunos na 2ª. fase de acesso ao Ensino Superior

 O Instituto Politécnico de Bragança regista menos 32% de alunos na 2.ª fase de acesso do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Na instituição entraram 296 alunos nesta fase


Tal como aconteceu na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025/26, o número de estudantes colocados na segunda fase caiu a pique no Instituto Politécnico de Bragança.

Nesta segunda fase de acesso, no IPB foram colocados 296 alunos, menos 141 face ao ano anterior. No total, nas duas fases, na instituição de ensino superior foram colocados 1058 estudantes, já que na primeira foram colocados 762.

No ano passado foram colocados, nas duas fases, 1436. Desses, 999 foram colocados na primeira e 437 na segunda.

Contas feitas, o IPB perdeu 26,3% de alunos nas duas fases, menos 378 estudantes. Olhando apenas por fases, a queda é de 23,7% na primeira, menos 237 estudantes, e de 32,2% na segunda, menos 141 alunos face ao ano anterior.

Tal como na primeira fase, também na segunda se registou forte quebra do número de candidatos a nível nacional, sendo menos 2 533 alunos colocados em Portugal, passando-se de 19 644 em 2024 para 17 111 este ano.

Segundo o IPB, vários cursos do politécnico esgotaram vagas no conjunto das duas fases, nomeadamente nas áreas da Saúde, Enfermagem e Fisioterapia, da área da Gestão, como sendo Solicitadoria, da Formação de Professores, como Educação Básica e Línguas para Relações Internacionais. As Engenharias, com requisitos de ingresso mais exigentes, continuam a ser as áreas com menor número de colocações via Concurso Nacional de Acesso.

O IPB foi o quinto politécnico, a nível nacional, com mais estudantes colocados no conjunto das duas fases. À frente da instituição ficaram apenas os politécnicos do Porto, Lisboa, Coimbra e Leiria.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário