Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

XXI Raid Ibérico liga Portugal e Espanha pelo céu

 Segundo Nuno Fernandes, Presidente do Aeroclube Bragança o número máximo de lugares esgota todos os anos. 


A XXI Edição do Raid Ibérico, organizado em conjunto pelo Aeroclube Bragança (ACB) e a Fundación Cielos de Léon, de Espanha, decorre até amanhã. São mais de 50 elementos, divididos por 30 aeronaves, com um sentimento comum: A paixão pela aviação civil.

A vontade de voar, de descobrir cantos e recantos de Portugal e Espanha e a ânsia de participar nos convívios aeronáuticos esgota todos os anos o número máximo de lugares, refere o presidente do ACB, Nuno Fernandes.

A primeira etapa do raid começou domingo, em Turuel, Espanha, e foi até Villamarco. O grupo seguiu depois até Vila Real. No entanto, devido às condições meteorológicas, os aviões não puderam levantar voo. “Gostaríamos muito de voar, porque geralmente de manhã voamos e depois, durante o dia, conhecemos as terras, conhecemos a cultura, a gastronomia e acabamos por não poder voar por causa da meteorologia”, acrescenta o presidente.

“E a verdade é que é um orgulho para nós ver o sucesso que temos ano após ano”, refere Vincent Cordier, presidente da Fundación Cielos de Léon. Vincent refere que o evento é uma boa publicidade para os dois países.

Artur Caracol tem 91 anos e é o participante mais velho da iniciativa. A paixão vem desde criança, “mas como não tinha habilitações literárias para concorrer à força aérea”, desistiu. Aos 39 anos, entra no curso de pilotagem do Aeroclube de Portugal. As primeiras aulas teóricas aconteceram no dia 24 de abril de 1974. No dia seguinte, deu-se a Revolução dos Cravos.

Em cada local de paragem o grupo tem programas sociais, que incluem visitas a locais de interesse cultural, paisagístico ou patrimonial. Experimentam também a gastronomia característica do território visitado. A última etapa leva os participantes a Bragança, onde este ano encerra o programa.

Escrito por Universidade FM (CIR)
Foto: Aeroclube Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário