Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Início de funções da Estrutura de Missão para língua mirandesa é “marco histórico”

 O município de Miranda do Douro defendeu na segunda-feira que a entrada em funcionamento da Estrutura de Missão para a Promoção da Língua Mirandesa (EMPLM) é um marco histórico para este idioma, que acontece 27 anos após o seu reconhecimento.


A presidente da Câmara, Helena Barril, disse que “é preciso assinalar que é um dia histórico e feliz para a língua e cultura mirandesa, para o território da Terra de Miranda, com o início de funções da EMPLM”.

“Mais do que estarmos a carpir mágoas daquilo que aconteceu até aqui, ao longo deste processo, o importante é que temos um organismo de Estado, em Miranda do Douro, para a salvaguarda e divulgação da língua mirandesa”, vincou a autarca deste concelho do distrito de Bragança, em declarações ao Mensageiro.

De acordo com Helena Barril, a partir do momento em que a Estrutura de Missão, está no terreno, “o município está com muita esperança durante os próximos quatro anos”, tempo de vigência da EMPLM, “no respeita ao trabalho da promoção do mirandês”.

“Todo este trabalho terá o apoio do município, do Conselho Consultivo da EMPLM, para o cumprimento dos desígnios a que se propuseram”. “Vamos assim honrar os nossos antepassados que nos deixaram esta língua da forma como ela é, ou seja da tradição oral que agora já figura em traduções de obras literárias importantes”.

Helena Barril alertou para a globalização a que o mirandês poderá estar exposto e as influencias “menos positivas” que pode ter no idioma, com o aumento da exposição.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário