Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

IPB celebra acordos com o Paraná para criar um canal de mobilidade de empresas startups

 O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) assinou, ontem, protocolos com várias instituições de ensino superior e entidades do Paraná (Brasil), que visam criar uma mobilidade de empresas tecnológicas, nomeadamente startups, além de alunos e docentes.


Trata-se de acordos pioneiros, uma vez que vão além da mobilidade habitual de alunos e professores, por incluir o mundo empresarial. A iniciativa vai começar como projeto piloto no IPB, mas deverá ser alargada à região Norte. “O nosso objetivo é mais vasto do que a mobilidade de alunos e professores nos dois sentidos, embora, a ideia é que o intercâmbio seja ao nível da pós-graduação e de doutoramentos, sobretudo estes acordos são ao nível de doutoramento, mas mais do que isso, queremos criar uma mobilidade de empresas tecnológicas, de startups. É um objetivo ambicioso no âmbito da inovação, que implica que startups dos dois lados participem. Do Brasil para que possam instalar-se nos nossos parques científicos e tecnológicos e ser ajudadas a crescer e a desenvolver-se, e de Bragança e da Região Norte para que se instalem no Paraná”, explicou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

Este tipo de acordo “nunca aconteceu”, admitiu Orlando Rodrigues. “É claramente uma ambição muito grande deste projeto que vai em linha com o que se deve ser o contexto do acordo União Europeia – Mercusul”, acrescentou o responsável.

IPB promoveu durante três dias um encontro internacional para ligar ecossistemas de inovação do Norte de Portugal e do Paraná (Brasil)”, uma iniciativa estratégica que visa reforçar a cooperação científica, tecnológica, académica e empresarial entre Portugal e o Brasil.

O encontro reuniu dirigentes de instituições de ensino superior portuguesas e brasileiras, responsáveis governamentais e entidades de financiamento da ciência e inovação, num momento-chave de reflexão sobre novas oportunidades de cooperação internacional, nomeadamente no contexto do acordo União Europeia – Mercusul.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário