Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 22 de fevereiro de 2026

VINHAIS RECEBE LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE TRADIÇÕES MASCARADAS DE PORTUGAL

 Vinhais foi acolheu ontem, dia 21 de fevereiro, a apresentação do livro “Máscaras – Rituais de Portugal | Coleção de Roberto Afonso”, uma obra-catálogo que explora as tradições mascaradas e as festas de Inverno, elementos centrais da identidade cultural do concelho e da região.


O evento, realizado no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, evidenciou o interesse e o orgulho local pelas tradições populares. Entre os presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Luís Fernandes, o Vice-Presidente, Artur Marques, Alex Rodrigues, investigador e representante da Academia Ibérica da Máscara, e o autor e colecionador Roberto Afonso, que partilhou o percurso e a motivação por detrás desta coleção.

Durante a sessão, salientou-se a importância de valorizar o património imaterial, os artesãos e as comunidades que mantêm vivas estas manifestações culturais, numa região descrita como “uma Terra dos Diabos”. A obra reúne contributos de vários especialistas, oferecendo uma visão detalhada das festas, personagens, trajes e máscaras, apresentada de forma acessível e visualmente cuidada, consolidando-se como referência para a preservação e promoção das tradições mascaradas portuguesas.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Vinhais

Sem comentários:

Enviar um comentário