Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Morte Diabo e Censura

 Esta iniciativa de caráter social, recreativo e cultural visa revitalizar a tradição da Morte, do Diabo e da Censura na zona histórica de Bragança. Registos históricos de 1870 relatam que, na Quarta-feira de Cinzas, homens fantasiados como essas figuras icónicas perseguiam e castigavam as jovens donzelas com cintos, enquanto elas, por sua vez, provocavam os mascarados e se escondiam nas suas casas para evitar o castigo. 
Com o envolvimento da comunidade local, da Academia Ibérica da Máscara, da Associação FISGA, de coletividades, instituições de solidariedade social e estabelecimentos de ensino (incluindo associações de estudantes), é possível recriar a dinâmica do século passado, quando centenas de pessoas participavam ativamente nessa tradição.

Sem comentários:

Enviar um comentário