Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Empreendedorismo feminino cresce em Bragança

 Está a crescer o número de mulheres empreendedoras na região. Ainda assim, segundo Ana Carvalho, presidente do Núcleo Empresarial da Região de Bragança (NERBA), o empreendedorismo feminino continua a enfrentar obstáculos, sobretudo no interior do país. “O principal obstáculo é o risco. O risco de abrir negócios no interior é claramente diferente de abrir negócios em grandes centros populacionais ou perto de grandes zonas de transportes. No interior e no feminino, um fator agravado é efetivamente a conciliação trabalho-família”.


Declarações de Ana Carvalho no âmbito da terceira edição do Jantar das Mulheres Empreendedoras, iniciativa que pretende incentivar mais mulheres a criar os seus próprios negócios. E na região, há mulheres dedicadas a muitos setores. “Temos de tudo, o espectro é largo. Temos mulheres mais velhas completamente inspiradoras e temos mais novas a criar também as suas marcas e os seus negócios. Temos de tudo, principalmente produtos endógenos. Mas também temos pessoas a criar marcas de vestuário, também temos muitas marcas ligadas ao azeite premiadas. São várias as áreas, mas mais ligadas a produtos endógenos”.

Quanto ao jantar, segundo a responsável, a adesão ao evento demonstra que a iniciativa está a cumprir os seus objetivos. “A adesão desde o primeiro evento tem sido sempre a crescer e este ano tivemos 51 inscrições, no primeiro ano foram 21, portanto claramente teve impacto. O que nós notamos é, numa primeira fase, troca de partilhas de serviços, de conhecimentos, de empresas, portanto estabelecem-se contactos e criam-se sinergias. Num segundo impacto, nestes encontros empresariais, nestes encontros em que discutimos ideias e negócios, surgem ideias e surgem oportunidades de negócios conjuntos e numa terceira fase o que se nota muito é o encorajamento, o empoderamento, a confiança que se ganha quando se vê pessoas que já foram à frente e que tiveram sucesso”.

A presidente da câmara de Bragança foi convidada a partilhar o seu percurso no evento. Já passou pelo IPB, onde teve funções de docente, pela investigação científica, pelo Governo e pela Assembleia da República. Isabel Ferreira considera que a igualdade entre homens e mulheres ainda está longe de ser uma realidade. “Vou citar uma pessoa muito importante que é o meu filho. Ele diz sempre, a vida de uma pessoa é tão mais rica quanto mais experiências diversas vive e tem. Eu identifico-me com isso. Sempre com um propósito comum, desde que eu me lembro de ser gente, que é o amor à Bragança. Queria essencialmente sublinhar que há mesmo muitos obstáculos. Eu luto pela causa feminina e é algo que tem vindo a intensificar-se, à medida que eu vivo experiências, estas experiências diferentes. A altura em que as mulheres nem sequer podiam votar foi ontem, não foi há séculos e séculos, e portanto temos mesmo que lutar”.

A terceira edição do Jantar das Mulheres Empreendedoras decorreu, no sábado, em Macedo de Cavaleiros, funcionando como espaço de partilha de experiências, criação de sinergias e incentivo ao empreendedorismo feminino na região.

Sem comentários:

Enviar um comentário