sexta-feira, 8 de junho de 2018

Aldeia de Picões vai ser evacuada: Simulacro testa evacuação da população em situação de incêndio rural

No dia 11 de junho, a aldeia de Picões, no concelho de Alfândega da Fé, vai ser palco de um exercício de simulação de uma evacuação em situação de incêndio rural. Em causa está a evacuação da população da aldeia de Picões, uma das 17 do concelho de Alfândega da Fé com maior risco de incêndio florestal.
Esta iniciativa insere-se no âmbito dos programas nacionais de defesa contra os incêndios que a Autoridade Nacional de Protecção Civil está a implementar em 189 municípios do país. Aldeia Segura e Pessoas Seguras são os nomes dados aos programas cujo objectivo é construir territórios mais resilientes ao fogo e criar dinâmicas e hábitos de segurança na população, com base no conceito de autoprotecção. Estes programas vão desenvolver-se prioritariamente nas localidades consideradas de 1ª e 2º prioridade, podendo, eventualmente, serem também implementadas no restante território.

No concelho de Alfândega da Fé, foram consideradas de 1ª prioridade as aldeias de Gebelim, Soeima, Agrobom, Felgueiras, Saldonha, Vale Pereiro, Eucísia, Gouveia, Cabreira, Santa Justa, Valverde, Ferradosa, Picões, Sendim da Serra e Cerejais. Colmeias e Vilares da Vilariça foram consideradas de 2ª prioridade. Isto significa que, estas aldeias têm maior risco de incêndio florestal e por isso, vão ver reforçadas as medidas prevenção de incêndios florestais.

Na próxima segunda-feira, pelas 14h00, realiza-se o 1º simulacro de evacuação de uma localidade no concelho, uma operação que envolve a população da aldeia de Picões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé, GNR, GIPS, Câmara Municipal e a União de Freguesias de Ferradosa e Sendim da Serra.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários: