terça-feira, 29 de outubro de 2019

Semana de Formação Financeira pela primeira vez em Bragança

Bragança recebeu pela primeira vez a Semana da Formação Financeira e foi na Escola Secundária Emídio Garcia que se deu o ponto de partida.
Com actividades lúdicas, para os mais pequenos e para os maiores, os alunos aprenderam, por exemplo, a gerir o dinheiro.

“Já aprendi o que é sustentabilidade e poupança. Muita gente sabe o que se está a passar no mundo e, se toda a gente souber, todos vão ajudar”, disse Sofia Lobo, com 12 anos.

O objectivo da iniciativa foi sensibilizar e chamar atenção para a importância da formação financeira, uma acção que acontece ao longo do ano.

“O dia de hoje é para sensibilizar, porque o trabalho de formação financeira nas escolas, que é apoiado pelo Ministério da Educação, em particular da direcção geral da educação, é uma actividade que se desenvolve ao longo de todo o ano, através de materiais, como os cadernos de formação financeira, trabalhados em muitas escolas, e temos formação para professores”, explicou Maria Lúcia Leitão, presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira.

No dia de amanhã e quinta-feira, os supervisores financeiros vão visitar as autarquias do distrito de Bragança, com quem realizaram uma parceria, de modo a perceber as necessidades da região.



“Para trabalharmos com as populações que vivem nas autarquias, as câmaras são fundamentais, para nos permitir conhecer as necessidades e para nos permitir desenvolver as iniciativas. Se virem os portais das várias autarquias vêem que há muitos matérias, há muita formação, é o importante é que a população esteja desperta para saber onde é que há-de ir buscar informação e que esteja disponível para trabalhar com quem está preparado para os formar e para os ajudar a reflectir”, disse Maria Lúcia Leitão.

A iniciativa é desenvolvida pelo Banco de Portugal, pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e pela Autoridade de Supervisão de Seguros, Fundos e Pensões, em parceria com o Ministério da Educação e outros parceiros do plano.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário