Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Especialistas portugueses e estrangeiros abordam, hoje, no Fórum da Castanha as preocupações do sector

Especialistas portugueses e estrangeiros juntam-se, hoje à tarde, em Bragança no Fórum Internacional da Castanha, para discutir as grandes preocupações do sector.
Métodos de combate à vespa das galhas do castanheiro, o cancro ou estratégias para valorizar a castanha no mercado são alguns dos assuntos que vão ser discutidos no auditório do NERBA.

“A primeira parte tem foco nas doenças e pragas associadas ao castanheiro. A segunda parte tem foco na pós colheita e estratégia de valorização da castanha, temos uma parte de certificação e depois segue-se um debate com três empresas que trabalham na área da transformação da castanheira”, explicou Albino Bento, da organização e professor do IPB.

Fazem parte do fórum oradores e empresas espanholas que apresentarão formas de combate à vespa das galhas do castanheiro diferentes das que são usadas em Portugal.

“Que os colegas de Espanha nos tragam a experiência e estratégias que eles seguiram quer no cancro, e os resultados que estão a obter, quer na vespa, porque seguem estratégias de combate ligeiramente diferentes daquelas que nós seguimos em Portugal”, disse.

No final de cada sessão, os produtores de castanha podem esclarecer as suas dúvidas.

Neste momento, estão inscritos no Fórum da Castanha cerca de 150 produtores e técnicos de associações deste produto.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário