Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Magustão da Família do Tio João: “tiozinhos” reúnem-se há sete anos na Rural Castanea

Há sete anos que a Rural Castanea já não é a mesma sem o Magustão da Família do Tio João. Este convívio acontece há trinta anos, tantos anos quantos o programa de rádio que o fez nascer tem.
Nicolau Sernadela, a voz do programa, o Bom Dia Tio João, é o anfitrião da festa mas são as gentes que o ouvem que dão vida ao encontro. “Fazemos muitos amigos. Gosto disto e tenho vindo todos os anos”, contou Maria Geraldes, de Babe, concelho de Bragança. “Nestes programas, dos beijinhos e dos abraços, toda a gente se cumprimenta e é onde nos vemos mais frequentemente e convivemos”, referiu Ramiro Pires, de Freixedelo, também no concelho de Bragança. “Fazem-se muitos convivios e arranjam-se muitos amigos”, explicou Maria Alice Pinto, de Cidões, Vinhais. “Pelo convívio que temos uns com os outros, e por isso me desloco a qualquer lado com ele e com os seus, vejo que é algo que nunca tive em França, durante 45 anos. Estou encantado com tudo isto, a nível cultural e tradicional”, disse João Castilho, de Bragança.



O magustão é das festas do Tio João que mais gente reúne e, segundo Nicolau Sernadela, o de ontem superou as expectativas. “Há trinta anos, sem querer, intitulei-me de Tio João e comecei a baptizar todo o mundo por tio e tia. Começámos a dinamizar primeiro os piquenicões, fiz o primeiro na Senhora da Hera, e o primeiro magustão onde é actualmente o Nerba e a partir daí estive em vários lugares a fazer o magusto. A ideia são as festas de grandeza da familía do Tio João, dar a grandeza que o povo merece. O magustão de Vinhais e Carrazedo de Montenegro, aliando-os à feira da castanha, têm sido os maiores mas este acho que foi o maior de sempre, a nível de gente que foi passando aqui ao longo do dia”.


O programa da Rádio Brigantia, conduzido por Nicolau Sernadela, e que dá voz ao povo, assinala amanhã trinta anos.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário