Antónia Morais, coordenadora executiva daquele geoparque, explica que o objetivo é promover o território e os produtos locais:
“A promoção é sempre o cérebro da questão num território.
Já o fazíamos com os fins de semana gastronómicos e outras rotas que já tínhamos, mas agora achamos que o podíamos fazer de forma consertada, todos num só.
Então, resolvemos apelar aos turistas e às pessoas daqui de forma a que possam saber quais são os dias em que há repasto diferente à mesa.
Nem todas as rotas são da organização do Geopark ou da câmara municipal, temos também associados a CERCIMAC com o Festival de Sopas e Doces, e temos ainda a Confraria do Javali.
Todas as pessoas que venham procurar um dos restaurantes aderentes a estas rotas, que podem ser diferentes, podem ter a certeza que estão a comer produtos endógenos, cuja origem é do território de Macedo de Cavaleiros / Geopark.”
As novas rotas são as “ Castanhas com… “, o “1º Festival de Sopas e Doces”, “Rota das Casulas e do Butelo”, o “Cabrito à Mesa”, a “Gastronomia a Norte”, sugerida pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, mantendo-se as restantes já existentes.
A também Chefe da Divisão de Turismo do Município de Macedo, refere que as expectativas são boas:
“As expetativas são muito boas pois tínhamos a Rota do Javali que já funcionava lindamente, organizada pela Confraria do Javali, temos o Festival do Grelo que já é um sucesso enorme por altura do Carnaval, e o ano passado iniciamos com o Fim-de-Semana Gastronómico do Azedo, e todos estes eventos são um sucesso.
Os restaurantes, de facto, primam para terem estes produtos ao serviço da população e dos turistas.”
De um a três de novembro acontece já a primeira, “Castanhas com…” que conta com a adesão de 20 restaurantes do concelho.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário