quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Concelho de Macedo conta com mais rotas gastronómicas

O concelho de Macedo de Cavaleiros vai ter mais rotas gastronómicas, todas elas associadas aos Geopark Terras de Cavaleiros, nomeadamente através da promoção da marca “Geofood”.
Antónia Morais, coordenadora executiva daquele geoparque, explica que o objetivo é promover o território e os produtos locais:

“A promoção é sempre o cérebro da questão num território.

Já o fazíamos com os fins de semana gastronómicos e outras rotas que já tínhamos, mas agora achamos que o podíamos fazer de forma consertada, todos num só.

Então, resolvemos apelar aos turistas e às pessoas daqui de forma a que possam saber quais são os dias em que há repasto diferente à mesa.

Nem todas as rotas são da organização do Geopark ou da câmara municipal, temos também associados a CERCIMAC com o Festival de Sopas e Doces, e temos ainda a Confraria do Javali.

Todas as pessoas que venham procurar um dos restaurantes aderentes a estas rotas, que podem ser diferentes, podem ter a certeza que estão a comer produtos endógenos, cuja origem é do território de Macedo de Cavaleiros / Geopark.”

As novas rotas são as “ Castanhas com… “, o “1º Festival de Sopas e Doces”, “Rota das Casulas e do Butelo”, o “Cabrito à Mesa”, a “Gastronomia a Norte”, sugerida pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, mantendo-se as restantes já existentes.

A também Chefe da Divisão de Turismo do Município de Macedo, refere que as expectativas são boas:

“As expetativas são muito boas pois tínhamos a Rota do Javali que já funcionava lindamente, organizada pela Confraria do Javali, temos o Festival do Grelo que já é um sucesso enorme por altura do Carnaval, e o ano passado iniciamos com o Fim-de-Semana Gastronómico do Azedo, e todos estes eventos são um sucesso.

Os restaurantes, de facto, primam para terem estes produtos ao serviço da população e dos turistas.”

De um a três de novembro acontece já a primeira, “Castanhas com…” que conta com a adesão de 20 restaurantes do concelho.


Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário