Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Protocolo entre Mogadouro e Groslay pretende desenvolver economicamente as duas localidades

Foi confirmada a carta de geminação entre Mogadouro e a vila francesa de Groslay, que visa o desenvolvimento económico nas duas localidades.
 Em 2013 foi assinado um pacto de amizade, que deu assim origem a este protocolo. Um dia que fica na história de Mogadouro, segundo palavras do presidente da câmara, Francisco Guimarães, já que os emigrantes representam o principal meio de internacionalização das vivências e tradições e diga-se que Groslay acolhe diversos mogadourenses.

“Os nossos portugueses estão emigrados por França e pelo mundo e nós temos que perceber que estão fora daquilo que são as suas raízes, mas não deixam de as manter vivas nas suas terras de adopção”, disse.

Para o autarca, o mais importante agora é que o protocolo, que visa partilhar experiências económicas, sociais e culturais entre as duas vilas, seja posto em prática.

“Na área da educação o protocolo já está a ser seguido, na indústria e no comércio fizemos o primeiro contacto em Groslay e, neste momento, estão cá empresários de França que fizeram parte dessa comitiva, para começarem a trocar laços de negócios. Esperemos que acima de tudo seja um negócio que dê um impulso à economia”, explicou Francisco Guimarães.

O presidente de Groslay, Joel Boutier, frisa as várias formas de cooperação e união que a geminação vai trazer mas destaca a vertente económica, industrial e comercial.

“Nós trouxemos a Mogadouro empresas que trabalham em diversos sectores na nossa sociedade e na nossa comunidade e que estão cá, para com as empresas de Mogadouro, criar condições de desenvolvimento económico, o que é importante para Mogadouro e Groslay”, acrescentou.

Os mogadourenses homenagearam a vila francesa dando o seu nome a uma rua, após uma cerimónia extraordinária, conforme a designou Joel Boutier.

“O presidente Francisco proporcionou-nos uma cerimónia magnífica”, contou.

Groslay é uma comuna em França que está localizada a 15 quilómetros a norte de Paris e que conta com perto de nove mil habitantes, dos quais mais de um milhar são emigrantes provenientes do norte de Portugal.

Escrito por Brigantia

Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário