Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Maria do Céu Quintas quer consultas de pediatia duas vezes por mês

A presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta pediu hoje a presença de um pediatra no centro de saúde local, pelo menos duas vezes por mês, para evitar deslocações “penosas” a outras unidades hospitalares.
"Se os municípios andam a incentivar os casais a terem filhos para combater o despovoamento, depois faltam-nos condições, como é caso dos serviços de pediatria. Em concelhos periféricos, como Freixo de Espada à Cinta, que defende o aumento da natalidade, era importante, que, pelo menos duas vezes por mês, houvesse a visita de um pediatra ao centro de saúde local", concretizou à Lusa, Maria do Céu Quintas.

A autarca é da opinião de que deveria haver outras especialidades médicas nos centros de saúde, mas a medicina pediátrica "é mesmo necessária” para fazer trabalho de proximidade e evitar as deslocações das crianças e adolescentes, que por vezes "são penosas".

Maria do Céu Quinta lembra que, nos médicos em serviço no centro da saúde, "não há falhas" e que até estão melhor servidos do que outros concelhos.

"Depois, temos o problema antigo do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde, o que vem agravar a situação e duvido que alguma vez possam ser reabertos ", lembrou a autarca.

Maria do Céu Quintas adiantou à Lusa que em 2018 nasceram 19 bebés em Freixo de Espada a Cinta e, em 2019, há dados “que apontam para 26 mulheres grávidas”, o mostra a necessidade de haver a especialidade de pediatria no concelho, “que é um dos mais periféricos do país".

Segundo números dos Censos de 2011, o concelho de Freixo de Espada à Cinta tinha à data 3.798 residentes, sendo que 501 eram menores de 18 anos.

Contactada pela Lusa, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste indicou que não existem consultas de pediatria nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários.

"Existem consultas de Pediatria nas Unidades Hospitalares de Bragança e de Mirandela, assim como de Diabetologia Pediátrica e de Desenvolvimento Infantil", esclareceu.

Segundo dado da ULS Nordeste, estão ao serviço dos utentes do Nordeste Transmontano 10 pediatras. Estes profissionais prestam assistência nas Unidades Hospitalares com Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, ou seja, de Bragança e Mirandela.

"Na Unidade Hospitalar de Bragança, e tendo em conta o apoio ao Serviço de Neonatologia, estão dois pediatras de presença física entre as 08:00 e as 00:00.

"Das 00:00 às 08:00 encontram-se um médico pediatra em presença física e um em prevenção", explicou a fonte.

Segundo a informação da ULS do Nordeste, na Unidade Hospitalar de Mirandela, entre as 08:00 e as 00:00 está em presença física um pediatra, sendo que entre as 00:00 e as 08:00 está um pediatra de prevenção.

Entre janeiro e setembro foram atendidos nos serviços de pediatria (0-17 anos) 1.680 utentes, dos quais 387 foram em período noturno.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário