Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

IPSS cria projeto-piloto de combate à solidão de idosos que vivem sozinhos (Vale de Madeiro, Mirandela)

“Todos no combate à solidão”. É um projeto-piloto desenvolvido pela Associação TODOS, uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede no Porto, e com um núcleo na cidade de Mirandela, que vai começar no mês de novembro.

É uma parceria com a junta de freguesia de Mirandela que prevê a realização semanal de uma atividade direcionada para os idosos que vivem sozinhos, nas suas habitações.

Augusta Baldaia, presidente da Associação TODOS, explica a essência deste projeto “Todos no combate à solidão”:

”A ideia é tentar retirar de casa os idosos que vivem sozinhos para virem fazer alguma coisa diferente connosco. Por exemplo, vem ai o dia do diabético e já convidamos um médico para estar presente e falar sobre a questão da diabetes. A ideia é criarmos um ginásio da memória onde possamos fazer exercícios de estimulação cognitiva, trabalhar também a parte motora e a motricidade fina, mas ao mesmo tempo tentando criar temas de alerta que digam muito ao idoso.”

E a junta de freguesia de Mirandela optou por descentralizar este projeto para a aldeia anexa de Vale de Madeiro. Lénia Remondes, do executivo da junta, explica as razões:

“A Junta de Freguesia em Mirandela tem várias atividades para pessoas mais idosas, em parceria com a câmara, e a população de Vale de Madeiro, por estar um pouco mais deslocada, não se enquadra tanto nessas temáticas.

Assim, temos espaço em Vale de Madeiro e vamos tentar que as pessoas de lá sejam mais acompanhadas na solidão e no envelhecer ativamente.

Normalmente eles estão ocupados durante amanhã, a fazer o almoço ou na horta, e à tarde por vezes já têm mais disponibilidade. Então, talvez seja um bom momento para se juntarem ao invés de estarem sozinhos em casa a ver televisão.”

O arranque do projeto será durante o mês de novembro, uma vez por semana com temas sempre diferentes direcionados para os mais idosos que vivem sozinhos nas suas casas.

As atividades vão acontecer no salão paroquial de Vale de Madeiro.


INFORMAÇÃO CIR (Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário