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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de maio de 2015

O Ciclo do Linho


            (por Conceição Sousa e Silva)

O linho é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura e pertence à família das lináceas. Abrange um certo número de subespécies, integradas por botânicos com o nome de Linum usitatissimum L.. Compõe-se basicamente de uma substância fibrosa, da qual se extraem as fibras longas para a fabricação de tecidos e de uma substância lenhosa. Produz sementes oleaginosas e a sua farinha é utilizada para cataplasmas de papas, usada para fins medicinais.
A cultura do linho, para além de constituir um valioso recurso, cuja utilização ia do vestuário à medicina e culinária, ocupava um lugar de destaque na vida social e cultural de cada comunidade, rodeada como estava a sua produção em ritos e lendas, que ainda hoje fazem parte da memória colectiva das suas gentes.
Harmonizando o saber antigo, conservando nos gestos repetidos ao longo de gerações, com os novos caminhos da actualidade, a produção de trabalhos em linho representa um importante e valioso património cultural que luta pela sobrevivência com o aparecimento de tecidos modernos e de mais práticas e lucrativas formas de confecção.
De uma maneira geral pode-se dizer que a planta dá-se bem em quase todos os climas. No entanto prefere os terrenos silico-argilosos, de solo profundo, de consistências médias, frescas e permeáveis à água. Como a duração do seu ciclo vegetativo é muito curta, a planta deve absorver rapidamente os elementos minerais: os solos frescos e ricos são-lhe altamente convenientes, e nos terrenos pobres os processos de adubação devem ser cuidadosamente aplicados. A colheita é manual, arrancada pela raiz, a fim de se aproveitar todo o comprimento dos caules, formando-se em mancheias (pequenos molhos) com a parte da semente toda para o mesmo lado. Inicia-se quando o talo está amarelo-maduro, isto é, quando o terço inferior do talo ficou amarelo e ele esta perfeitamente redondo por fora. Na maturação total as sementes alcançam plena maturidade.
As Fases do Linho:
O trabalho do linho passa por doze fases desde o cultivo até se tornar num fio pronto a tecer:
1. Semear: o linho é semeado na primavera, no fim de Abril ou Maio. Requer um terreno bem estruturado e preparado, primeiro com o arado, depois com a enxada e finalmente com a grade. Depois de semeado, o linho é regado com frequência e mondado até à colheita, normalmente em Junho.
2. Arrancar: em Junho a planta já está com a haste amarelada e é arrancada, quase sempre pela raiz.
3. Ripar: as plantas arrancadas trazem ainda a "baganha" (semente), que é preciso separar do caule. Esta operação é feita com os ripeiras ou ripanços, que podem ser de vários tamanhos e tipos. São colocados em cima de carros de bois, ou presos nos cabeçalhos dos carros. Vários homens trabalham passando as "manadas" de linho pelos dentes do ripeiro, de forma a tirar-lhes a "baganha". Esta guarda-se em sacos, depois de joeirada.
4. Enriar: as manadas de linho já ripado são apertadas em molhos e levadas para o rio, para fazer a curtimento. O linho é submerso na água, durante seis a oito dias, afim de separar as partes lenhosas do caule das fibras que vão ser utilizadas como têxteis.
5. Secar: quando o linho está pronto, é retirado do rio e colocado a secar ao sol. Dispões-se em molhadas e aí permanece perto de quinze dias.
6. Malhar: uma vez seco, estende-se o linho na eira, onde é batido com molhos, preparando-o para a operação seguinte.
7. Macerar ou moer: o linho é moído num engenho formado por um tambor rotativo canelado em que engrena uma série de roletas, também canelados, dispostos a sua volta. Este engenho era movido por tracção animal. O linho é colocado em camadas de forma a cobrir completamente o tambor e, depois de um lado, é virado e moído do outro. De seguida é retirado e disposto em molhos.
8. Espadelar: ao sair do engenho, a parte lenhosa do linho vem partida , sendo necessário retira-la, bem como as partes mais grosseiras do linho. Nesta fase, o linho é batido com um cutelo de madeira, chamado espadela, em cima de uma tábua, chamada espadeladouro.
9. Assedar: depois de limpas as impurezas as fibras são separadas por cumprimentos e espessuras. As mais longas e finas formam o linho, as mais curtas e grosseiras, a estopa. Para isso usam-se os sedeiros, instrumentos com dentes de aço finos e serrados, nos quais se passam as estrigas de linho. A estopa que fica, antes de ser fiada tem que se submeter a outra operação. Em manadas a estopa é passada no restelo, uma espécie de pente largo de madeira com dentes de aço grandes e pontiagudos. Depois de "penteada" a estopa está pronta a ser fiada.
10. Fiar: a fiação do linho faz-se nos últimos meses do ano. A fiação, pode ser feita com a rouca e o fuso, ou com o auxilio da roda de fiar. Depois da fiação , o linho é colocado em meadas. Estas são pesadas numa balanças especial, pois no caso do linho ser entregue para ser fiado por pessoas estranhas à família, era pago conforme o peso.
11. Barrelar: antes de dobrar e tecer as meadas é necessário branqueá-las. As meadas são embebidas em água dissolvida com cinza(esta cinza é obtida de madeira escolhida , tais como: casca de pinheiro, vide, oliveira e peneirada para não deixar passar os carvões).depois cozem-se as meadas no lume dentro de potes de ferro , juntamente com cinza e sabão. Fica a ferver o dia todo, juntando-se água sempre que preciso, para manter as meadas cobertas. No dia seguinte, retiram-se, deixando-se arrefecer e lavam-se. Seguidamente, coloca-se as meadas num "barreleiro"(cesto alto de trama muito apertada), cobrem-se com um pano. Vai-se deitando água a ferver e mantém-se o barreleiro quente durante vários dias. As meadas são depois novamente lavadas e postas a corar, repetindo-se a barrela e a cora alternadamente várias vezes. Finalmente põe-se a secar em paus ou arames e, quando secas, enrolam-se sobre si e guardam-se até serem dobradas.
12. Dobar e tecer: esta operação consiste em dobrar o fio das meadas para novelos, utilizando-se para isso a dobadoura. Temos assim, o fio pronto para fazer a urdidura da tela e o fio da trama. É então tecido num tear manual.

1 comentário:

  1. Maravilha. Recordei muitas cenas da minha infância em que minha mãe e minha avó executavam essas tarefas no processamento do linho

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