terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Governo autoriza prospecção e exploração de minério no Nordeste

Depois do anúncio para Torre de Moncorvo, mais três concelhos nordestinos podem no futuro próximo ver de regresso a exploração mineira.
Segundo informação avançada pela Rádio Renascença, o Governo assinou contratos para a exploração de platina em Vinhais e de Estanho e Volfrâmio em Vimioso, mas o presidente do município, Américo Pereira, diz desconhecer a decisão e lamenta que o Governo não inclua neste processo as autarquias:
“Sei que há empresas que andam em prospecção, no entanto se o Governo vai ou não assinar qualquer contrato para a exploração, desconheço em absoluto como é que está o processo. Estou convencido de que seremos informados, mas já o deveríamos ter sido, mas pelos vistos os contratos são celebrados e as autarquias são sempre as últimas a saber”.
Por outro lado, José Rodrigues, presidente da câmara de Vimioso, encara com expectativa a possibilidade de exploração de Estanho e Volfrâmio. Os contratos para a prospecção dos minérios foram assinados ontem, mas José Rodrigues já tem conhecimento da prospecção desde Junho. O autarca diz que há impactos negativos a considerar, mas que no cômputo geral a exploração do minério é sempre uma boa notícia:
“Espero que de facto venha a ser feita uma exploração, porque pode vir a ter algum desenvolvimento económico, mas também pode trazer alguns impactos negativos – temos de ver [quais são] e tentar que sejam menos possível – mas estamos sempre de acordo que o nosso concelho tenha desenvolvimento económico, mas sustentado e com o menos prejuízo possível para o ambiente”.
Em Bragança também vai ser feita prospecção nas localidades de Coelhoso e Outeiro.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário