Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Natal 2011: consumidores do Norte preferem receber vestuário e produtos culturais
Apesar de 30% dos consumidores do Norte preferir receber vestuário no Natal, os produtos culturais surgem em segundo lugar no ranking das preferências e, mais especificamente, na região do Porto. Esta é a principal conclusão de análise segmentada por regiões do estudo sobre as intenções de compra para o Natal 2011, elaborado pelo Observador Cetelem.
Quando questionados sobre os presentes de Natal que pretendem oferecer, a maioria dos habitantes do Norte do país, à semelhança do resto do país, elegem os chocolates como a oferta ideal (71% Vs. 76% - média nacional). A resposta à pergunta “pensa fazer alguma compra importante para si este Natal?”, também segue a tendência nacional, a maioria opta telemóveis (13% Vs. 16% - média nacional), mas em segundo lugar preferem o lazer/viagens (9% Vs. 7% - média nacional) aos electrodomésticos. O lazer/viagens situa-se, apenas, em quarto lugar no ranking nacional.
Este inquérito do Observador Cetelem revela ainda que os consumidores do Norte recorrem menos à Internet (8% Vs. 12% - média nacional) para fazer pesquisas prévias às compras natalícias. Na análise do planeamento das compras ficamos a saber que os consumidores do Norte planeiam estas compras com maior antecedência: 51% faz as compras com duas semanas de antecedência e 42% com um mês. É mais consistente a fatia de indivíduos que prefere esperar pelas promoções e saldos após o Natal (33% Vs. 25% - média nacional).
O mesmo inquérito mostra que os consumidores do Norte apresentam uma maior sensibilidade à questão da poupança: 94% (Vs. 88% - média nacional) não querem aumentar as suas despesas nos próximos meses e 43% (Vs. 37% - média nacional) pretendem aumentar as suas poupanças. Ainda que, no Norte do país, existam menos consumidores a utilizar habitualmente o seu subsídio de Natal para comprar presentes (14% Vs. 18% - média nacional), o corte do subsídio de Natal vai levar 72% dos residentes do Norte a aumentar ainda mais as restrições nos gastos.
À pergunta “em que locais costumam fazer as suas compras de Natal?”, os residentes do Norte estão em sintonia com a média nacional, em termos de hierarquia, ainda que existam menos referências relativamente aos centros comerciais e ao comércio tradicional: 71% (Vs. 76% - média nacional) respondem “lojas de centros comerciais”, 58% (em linha com a média nacional) “super e hipermercados” e 33% (Vs. 45% - média nacional) consideram as “lojas de comércio tradicional”.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário