Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Bragança: Quercus anuncia providência cautelar contra barragem de Veiguinhas

A associação ambientalista Quercus anunciou hoje que interpôs em tribunal uma providência cautelar a pedir a anulação da decisão do secretário de Estado do Ambiente de aprovar a barragem de Veiguinhas para abastecimento à população de Bragança.
A Quercus explica, em comunicado, que a medida judicial visa a "anulação da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável" à construção da barragem no coração do Parque Natural de Montesinho.
Depois de sucessivos chumbos ambientais, a barragem projetada há 30 anos para completar o sistema de abastecimento de água a Bragança foi aprovada, em março, e justificada como uma "prioridade para suprir um caso paradigmático de extrema carência".
O parecer favorável do Governo ocorreu quando Bragança vivia uma "situação inédita" devido à seca do último inverno, que obrigou a recorrer, com quatro meses de antecedência, às reservas e sistemas alternativos que em anos normais são apenas utilizados no verão.
As chuvas de abril repuseram as reservas, garantindo água à população para o verão, mas o problema da cidade mantém-se, segundo a autarquia local, e que é a falta de capacidade de armazenamento.
Se o outono vier seco, o município poderá ser obrigado mais um ano a recorrer a camiões cisterna para transportarem água de outras barragens para garantir o abastecimento a cerca de 30 mil habitantes.
A Quercus entende que a barragem do Azibo, no concelho vizinho de Macedo de Cavaleiros, é a alternativa a Montesinho, uma solução que já foi aprovada pelo Governo, em 2005, mas que foi rejeitada pelos promotores por implicar 50 quilómetros de condutas a atravessarem áreas sensíveis também do ponto de vista ambiental.
A associação ambientalista considera "um atentado ambiental a construção de Veiguinhas, em Montesinho, argumentando que irá afetar "uma área prioritária em termos de ordenamento do território e biodiversidade, e também de extrema importância para a conservação da fauna e da flora a nível nacional e internacional".
"Por outro lado, a zona do projeto constitui o habitat de uma das últimas alcateias de lobo ibérico que habita áreas selvagens, a "Alcateia de Montesinho", acrescenta.
A Quercus considera "inadmissível a afetação deste território onde habitam espécies emblemáticas do Parque Natural de Montesinho, como o lobo, o veado, a lontra e a toupeira-de-água, com a agravante de existirem várias alternativas ao projeto dentro e fora do parque".
Os ambientalistas alegam "que não foi também efetuado qualquer estudo sobre poupança e racionalização do consumo de água em Bragança, o que poderia resolver os problemas de abastecimento e sendo um caminho bem mais preferível em comparação com soluções baseadas no aumento do consumo de água e na expansão do betão dentro de áreas protegidas".
Na opinião da Quercus, "este projeto constitui uma clara violação da legislação nacional e comunitária".

HFI.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário