Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Freguesia de Bornes

A freguesia de Bornes, situada na serra do mesmo nome, é uma das que se situa na «perna» que desce do concelho de Macedo de Cavaleiros e vai abraçar os vizinhos municípios de Mirandela, Vila Flor e Alfândega da Fé.
A Necrópole medieval de Santa Marta é um dos vestígios arqueológicos existentes na freguesia. Aqui terá sido o núcleo inicial da aldeia. Junto da igreja, foram desenterrados pelo menos três sarcófagos de granito, sendo que terá existido pelo menos mais um. Mais afastado das ruínas da igreja apareceram diversas sepulturas escavadas na rocha de xisto. Recuando no tempo, temos, da Pré-História recente, a Mamoa do Alto do Álvaro Maio, embora não existam ainda certezas sobre a sua existência.
No mesmo local, apareceu uma estela pré-histórica – um monólito de xisto antropomórfico de configuração semelhante a algumas estelas gravadas. Também conhecida por Bornes de Monte Mel ou Montemé, a freguesia de Bornes esteve anexada a freguesia de Burga, pertenceu a Chacim e ao antigo concelho de Cortiços até 1853. Nessa data, fruto de uma reorganização administrativa, passou para o concelho de Macedo de Cavaleiros.
Em termos de património edificado, a Igreja Paroquial de Santa Marta é o bem mais importante da freguesia. Construído no século XVI, apresenta elementos renascentistas e barrocos de grande interesse artístico. É o caso do retábulo do lado do Evangelho, em estilo barroco nacional; do retábulo-mor, também barroco nacional; e das pinturas em caixotões do tecto da capela-mor.
Área: 1875 ha
População: 800 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Capelas de Nosso Senhor da Piedade, de Stª Luzia, de S. Roque, Nicho de Stª Marta, Tanques Públicos com Bebedouro para animais, Fontes de Mergulho, Sede de Freguesia, Casa Mortuária, Cemitério, Escolas, Casas Brasonadas
Património Paisagístico: Serra de Bornes
Festas e Romarias: Festas de Stª Marta a 29 de Julho, do Nosso Senhor da Piedade e Agosto
Gastronomia: Folar de Carne, Fumeiro dos Derivados de Porco
Locais de lazer: Largo de Stª Luzia
Espaços lúdicos: Campo de Futebol de Bornes
Artesanato: Rendas, Bordados Regionais
Turismo rural: Casa Pimentel
Orago: Stª Marta
Principais actividades económicas: Agricultura, Pecuária, Olivicultura, Castanha, Carpintaria, Construção Civil, Pequeno Comércio
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa de Bornes, Associação de Caçadores da Serra de Bornes

Retratos e Recantos

Sem comentários:

Enviar um comentário