Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Freguesia de Valverde

Valverde é uma freguesia do extremo ocidental do concelho de Mogadouro, localizada no limite deste concelho com o vizinho município de Alfândega da Fé. Situa-se paredes-meias com a freguesia-sede, a vila de Mogadouro.
São numerosos os vestígios arqueológicos existentes na área do concelho. É o caso do habitat de Santo André, utilizado no período romano. À superfície, foram detectados alguns vestígios materiais romanos, constituídos por fragmentos de telha, cerâmica de uso comum e fragmentos de dolio. Há ainda referências ao aparecimento de alguns fragmentos de sigillata hispânica.
O Castro do Cabeço do Castelo data da Idade do Ferro. Assenta num relevo em esporão que se desenvolve para nordeste da sede da freguesia. O recinto interior, circular, era protegido por uma linha de muralha. À superfície do solo, não foram detectados materiais cerâmicos, a não ser algumas cistas no vale próximo da fortificação. Em termos administrativos, Valverde pertenceu ao termo de Santa Maria de Castelo Branco, então uma importante comenda da Ordem do Hospital. Beneficou do foral-novo concedido por D. Manuel à Bemposta em 1512.
Em termos de património edificado, temos em primeiro lugar a Igreja Paroquial de S. Sebastião, cuja construção data do século XVI. As Capelas de Santo António, do Divino Espírito Santo, de Santo André e de S. Francisco têm também interesse do ponto de vista arquitectónico.
Área: 2397 ha
População: 260 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Capela de Stº António, Divino Espírito Santo, Ruínas da Capela de Stº André, Capela de Stº António na Quinta do Souto, Marco Geodésico, Fonte de Mergulho, Cruzeiro (Caminho da Roca)
Património Paisagístico: Margens do Rio Sabor, Zonas de Amendoeiras e Oliveiras, Lugar do Cabeço do Souto (Vista Paisagística)
Festas e Romarias: Festas de Stº António no 2º Sábado de Agosto, da Sardinha no 1º Sábado de Agosto, de S. Sebastião a 20 de Janeiro, de Stº Apolinário
Gastronomia: Casulas (Bulho com Cascas), Enchidas Regionais: Ciganinhos (tipo Biscoito), Económicos (tipo Biscoito mas com Açúcar por cima)
Locais de lazer: Parque de Merendas, Pesca Desportiva (Margens do Sabor), Caça (Zona Associativa), Campo de Futebol de Valverde (piso sintético) 
Espaços lúdicos: Prova de Atletismo
Orago: S. Sebastião
Principais actividades económicas: Produção de Azeite, Leite, Amêndoa, Pequeno Comércio e Prestação de Serviços
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa de Valverde, Associação de Caça e Pesca de Valverde, Lugares Anexos (Roca, Stº André e Souto)

Retratos e Recantos

Sem comentários:

Enviar um comentário