Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
domingo, 10 de junho de 2012
Seminário explora Etnobotânica de Miranda do Douro
Apresentar à população os resultados de dois anos de investigação na área da Etnobotânica da região de Miranda do Douro, foi o objectivo do Seminário de Etnobotânica e Recursos Vegetais, que decorreu hoje em Bragança.
Esta iniciativa resulta da parceria entre a Frauga (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote) e a Escola Superior Agrária. Na plateia estiveram 36 participantes, desde professores do ensino secundário, professores do ensino superior, estudantes, técnicos de vários organismos ligados à Natureza, proprietários de pequenas empresas, a antropólogos, e arqueólogos.O objectivo foi dar a conhecer o trabalho de dois anos para a conservação da biodiversidade da região mirandesa.
Para o presidente da Frauga, Jorge Lourenço, este trabalho pretende incentivar o retomar do cultivo de algumas plantas medicinais e gastronómicas, que se foi perdendo ao longo do tempo.“Este seminário é o culminar de uma das acções que estava prevista no projecto aprovado pelo ON2, no âmbito do CREN, da gestão de espaços protegidos, e que tinha previsto na fase final do projecto, um seminário onde pudessem ser discutidas e abordadas as questões da Etnobotânica em toda a terra de Miranda.
O objectivo é apresentar à comunidade os resultados que conseguimos recolher ao longo destes dois anos, e de alguma forma incentivar a população para alguns usos que se foram perdendo e retomá-los. Já o fizemos no âmbito do projecto com o cultivo do linho, do açafrão e também de alguns produtos que se foram perdendo ao longo dos anos”.Os participantes no seminário garantem que este tipo de iniciativas são sempre bem-vindas e permitem obter um maior conhecimento acerca do mundo vegetal.“Achei o tema bastante interessante e acho que é importante divulgar este tipo de conhecimento e este tipo de acções de sensibilização”. Carla Quaresma“O tema da Etnobotânica é um tema que me interessa particularmente para o meu trabalho, para a minha investigação, e acho que é um tema que devia interessar a todas as pessoas, porque diz respeito à vida quotidiana que as comunidades tinham.
É um conhecimento que se está a perder e que pode vir a servir no futuro. Se não forem estas iniciativas para guardar esse saber, qualquer dia vamos precisar desses conhecimentos e não os temos”. João Tereso
O projecto que irá culminar na edição de um catálogo de espécies de Etnobotânica da terra de Miranda, e num livro de receitas de usos gastronómicos e medicinais, vai prolongar-se até 2013, através do apoio do fundo EDP para a biodiversidade.
Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário