Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

REBORDAINHOS, comarca de Miranda do Douro

1. Caracterização do concelho
1.1 Vila de Rebordainhos
1.2 Foral: não tem foral, nem pagam os moradores favor algum.
1.3 Freguesias/Lugares: tem termo seu que é a Quinta de Vilar de Ouro (Memória de Rebordãos, concelho de Bragança).
1.4 Rendimento do concelho: o seu rendimento certo e incerto chega a 6.000 réis.
1.5 Outras referências
2. Senhorio e oficialato municipal
2.1 Senhorio: é da Coroa. «Esta vila é de Sua Majestade, ainda que até há poucos anos a esta parte fazia o juiz ordinário desta vila a eleição de novas justiças. E desta posse antiquíssima os tirou um corregedor que há poucos anos serviu, de que os moradores desta vila agravaram para a Coroa, mas até ao presente ainda não saiu o agravo» (Memória de Rebordainhos, concelho de Bragança). No final da Memória de Rebordãos, anota-se que o corregedor que tirou os moradores daquela posse se chamava Félix Francisco da Silva.
2.2 Oficialato: «Tem juiz ordinário e câmara, das quais bem indicar o corregedor da comarca de Miranda, porém as sentenças dadas pelo juiz ordinário vão logo apeladas para a Relação do Porto» (Memória de Rebordainhos, concelho de Bragança).
2.3 Modo de eleição do oficialato: «O juiz ordinário, vereadores e procurador da câmara de Rebordainhos pedem a El Rei, pelas razões que expõem, que os deixem, per si, fazer eleição das suas justiças e confirmá-las, sem assistência nem autoridade do corregedor, como vinham fazendo».
2.4 Sede/equipamentos municipais
2.5 Articulações: pelas Ordenanças «é sujeita ao capitão-mor da vila de Vinhais».


Memórias Paroquiais 1758

Sem comentários:

Enviar um comentário