O ano de 2013 inicia-se com VIII Festival de Sabores do Azeite Novo, que se realiza de 6 a 13 de Janeiro em vários locais da cidade de Mirandela.
A cultura e a tradição ligada ao azeite, um dos produtos agrícolas mais rentáveis deste concelho, serão o centro das atenções numa altura em que está no fim a campanha deste inverno. Formar é a palavra de ordem da 8.ª edição do festival, onde, durante oito dias consecutivos o azeite e a fileira da azeitona são o motor de debate. Vão ser promovidos diversos workshops e cursos associados à temática do azeite e dos seus subprodutos. Segundo a informação da Câmara de Mirandela, um dos promotores, o Festival de Sabores de Azeite Novo é um evento que promove a cultura e a excelência do azeite do concelho e de Trás-os-Montes.
Durante todo o mês de janeiro, os restaurantes e pastelarias aderentes, terão ao dispor dos seus clientes, menus de azeite e petiscos azeitados, promovendo e dignificando a gastronomia variada aliada a um azeite de excelência. O “ouro transmontano” vai também ao encontro dos mais jovens, numa política incentivadora do consumo de azeite, junto das escolas da cidade e jardins de infância com o Workshop “O Azeite vai à Escola – Provas de Azeite”, de 7 a 11 de janeiro.
Ainda durante este período, vão realizar-se visitas a lagares de azeite da região, workshops de “Sabão de Azeite Tradicional”, “Bombons de Azeite e Gomas de Azeite” e “Bola de Azeite”. No dia 6 decorre o VII Seminário Apícola da Terra Quente e são inauguradas exposições. Em simultâneo realiza-se o Curso de “Dermo Azeite”.
A semana finaliza com “Tertúlias de Azeite”, “Curso de iniciação às provas de azeites” e Percurso Pedestre “Trilho de Vale de Lobo” com visita a lagar de Azeite.
in:mdb.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário