Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Projectos estratégicos para desenvolver os dois lados da fronteira


A inovação, o empreendedorismo e os produtos tradicionais são as principais áreas que fazem parte do Plano Estratégico de Cooperação e Desenvolvimento Territorial para 2014-2020.
Ontem os municípios do distrito e da vizinha Espanha que integram o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – ZASNET reuniram em Bragança, para debater as prioridades de acção para os próximos seis anos.
O presidente do ZASNET, Jorge Nunes, diz que para já ainda é prematuro falar em projectos concretos, mas sublinha que o plano de acção vai ver elaborado tendo em conta as prioridades ao nível da cooperação transfronteiriça. “Vamos centrar-nos muito na área da Economia, da Inovação, do Empreendedorismo, nos produtos tradicionais, que são recursos do nosso território, a Energia. 
Há projectos imateriais obrigatórios num quadro de cooperação transfronteiriça na área do ambiente, turismo, serviços. Há um campo muito vasto, os projectos serão muitos, vão ter que ser hierarquizados, estamos a entrar agora na fase em que os parceiros procederão à listagem dos projectos que lhes parecem relevantes num quadro de cooperação transfronteiriça”, salienta o autarca. Há projectos que já estão em curso que também vão ser integrados neste plano, como é o caso do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro. “Há projectos dos dois lados da fronteira que estão agora a ser desenvolvidos que vão ter obrigatoriamente que beneficiar de fundos comunitários para se consolidarem. 
O parque Ciência e Tecnologia está numa primeira fase e precisa de novos apoios. 
Do lado de Espanha há projectos similares que também precisam de apoio. Projectos que têm que ser enquadrados no âmbito de uma estratégia comum, esse é o objectivo”, enfatiza Jorge Nunes. 
Os municípios portugueses e espanhóis unidos na elaboração de candidaturas transfronteiriças para apresentar no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário