Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Bragança - Projecto da Associação Entre Famílias ajuda idosos


Ajudar os idosos a sorrir. Este é o principal objectivo do projecto “Preciso de um sorriso”, que está a ser desenvolvido pela Associação Entre Famílias no concelho de Bragança.
Esta iniciativa foi apoiada pela Missão Sorriso e ganha agora uma maior dimensão. Belisanda Alves, secretária da associação, sublinha que este apoio de 28 mil euros vai permitir alargar a área de abrangência do projecto.
“Este é um projecto que já vinha de trás, mas faltava-nos uma carrinha, e a Missão Sorriso trouxe-nos a vantagem de podermos adquirir uma carrinha”, enaltece a responsável.
Os idosos vão receber apoio a vários níveis. Liliana Santos, coordenadora técnica da Entre Famílias, enumera as diferentes componentes do projecto.
“Através de visitas domiciliárias a casa de pessoas com mais idade, acima dos 60 anos, levar cuidados de saúde, como pequenos pensos, controlo de medicação e de alimentação, medição de diabetes, colesterol. E simultaneamente fazer visitas de companhia e de combate à solidão, porque muitos idosos precisam de alguém por perto. Outro eixo consiste em trazer um grupo de pessoas até à instituição, onde podem ocupar-se com uma panóplia de actividades”, realça a educadora social.
Esta iniciativa conta, ainda, com uma vertente intergeracional, que vai permitir a troca de experiencias entre idosos e crianças. O presidente da associação, Fernando Alves, assegura que esta é também uma forma de retardar a institucionalização dos idosos.
“O projecto ao contemplar essa intergeracionalidade, quer ter sempre muito presente que se nós pudermos fazer com que as pessoas idosas ganhem auto-estima, mas por outro lado também queremos que essas pessoas retardem o mais que puderem o fenómeno da institucionalização”, salienta Fernando Alves.
As novas valências do projecto “Preciso de um sorriso” vão arrancar já nos próximos meses.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário