Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

60 mil euros para requalificar igreja

Cerca de 60 mil euros foram investidos na requalificação da igreja da Mofreita, concelho de Vinhais. Uma intervenção desejada há vários anos uma vez que o templo se encontrava em avançado estado de degradação.  
As obras foram executadas por fases, sendo que começaram há quatro anos. O presidente da junta de freguesia explica que “a parede lateral da fachada norte foi demolida e feita de novo bem como as madeiras e isolamento”. Além disso “também se fez o isolamento do campanário, que metia água por algumas fissuras, fez-se o arranjo do adro com paralelos e pintou-se por dentro e por fora, com substituição das portas”, acrescenta Mário Gonçalves.
Durante a inauguração da intervenção, a população manifestava-se satisfeita com os melhoramentos feitos na igreja. “Ficou muito bonita, já estava a precisar porque estava muito estragada” refere Alzira Vilela. 
Também Francisco Gonçalves considera que “ficou um restauro perfeito pois antes o telhado estava muito degradado, até já metia água e o chão também estava muito degradado”. “A igreja estava muito estragada, já lhe tinham posto chão novo mas voltou a estragar-se e agora já tem outro e ficou muito bonito”, afirma Helena Fernandes.
O presidente da câmara de Vinhais salienta a importância de conservar este tipo de património. “As igrejas são o património mais importante que temos no mundo rural e por isso é necessário conservá-lo”, afirma Américo Pereira, acrescentando que “há muitos anos que temos vindo a seguir esta estratégia de requalificado do património edificado e neste momento cerca de 70 igrejas e capelas estão recuperadas, em todo o concelho, num investimento equivalente a um milhão e seiscentos mil euros”.
Esta obra custou 60 mil euros e foi financiada em 80% pela autarquia.

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário