Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

“Tio João” despertou Carrazeda de Ansiães

Feira da Maçã, Vinho e Azeite foi pretexto para levar a rádio junto da população
A Feira da Maçã, Vinho e Azeite continua a ser a grande montra para a afirmação dos produtos mais representativos na economia do concelho de Carrazeda de Ansiães. 
O presidente da Câmara Municipal acredita que o futuro passa pela produção agrícola aliada à inovação tecnológica e agro-turismo. José Luís Correia vai mais longe e acredita mesmo que a sobrevivência económica do concelho depende da capacidade dos produtores unirem esforços, através de uma sociedade comercial, que, segundo o autarca, está já a constituir-se legalmente, de forma a permitir uniformizar técnicas de produção, ter maior escala e capacidade de valorização na hora de vender os produtos, assim como desenvolver a agro-indústria.
Um dos problemas que continua a preocupar José Luís Correia neste sector continua a ser a venda ao desbarato de uvas, directamente a grandes empresas nacionais do sector vinícola. “Estamos no Douro, Património da Humanidade, e não estamos a tirar qualquer vantagem disso. O vinho e as uvas continuam a vender-se a preços irrisórios pelos pequenos produtores às grandes casas exportadoras. É preciso contrariar isso”, defende o presidente da Câmara.
Aqui quem produz maçã, produz também vinho e azeite. A persistência na produção destes produtos agrícolas só é possível porque está ainda assente numa estrutura familiar. Ainda assim, estão já a surgir no concelho algumas empresas que apresentam já algumas inovações tecnológicas no armazenamento e conservação da maçã, bem como a aposta nos novos mercados mundiais.
O Tio João ajudou a despertar Carrazeda
O “Bom dia Tio João” continua com a “Presidência Aberta” na Rádio Brigantia. Desta vez em directo de Carrazeda de Ansiães.
O Tio João ajudou a despertar Carrazeda de Ansiães e acompanhou os apanhadores da maçã, através da emissão em directo.
Às cinco da manhã do passado sábado, eram ainda muitos os jovens que se divertiam na festa “After Hours”, a uns escassos metros de onde o programa de rádio “Bom Dia Tio João” se estava a instalar, para dali a menos de uma hora a festa se fazer para quem desperta cedo. As madrugadas já estão frescas e a necessidade de agasalho sente-se já na pele do “Tio João”, que não levou casaco. Mas depois de dez minutos de programa um membro da maior família do mundo deslocou-se à Praça do Centro de Inovação Tecnológica Inova Rural, junto à feira, com um casaco para o “Tio João”. 
Depois foram quatro horas em directo de Carrazeda de Ansiães, com telefonemas que chegaram de toda a região e até do estrangeiro. Ouvintes de Carrazeda que estando longe, aproveitaram para matar saudades pela rádio.
Esta foi também uma oportunidade para ver o “Tio João” fazer o programa ao vivo e dar-lhe um abraço.
Destaque
Maçã, vinho e azeite são os produtos que fortalecem a economia do concelho

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário