Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Minde - Línguas Ameaçadas na Europa vão estar em debate

Investigadores de todo o mundo vão estar reunidos em Minde e em Alcanena entre 17 e 19 de Outubro para debaterem os estudos, o estado actual e o futuro das línguas minoritárias na Europa.
O evento internacional sobre Línguas Ameaçadas na Europa (ELE 2013 - Endangered Languages in Europe), o primeiro desta natureza realizado no continente europeu, é promovido pelo CIDLeS - Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social, com sede em Minde, e promete apresentar mais de setenta comunicações por parte de 90 investigadores oriundos de todos os continentes.
Com um orçamento de 27 mil euros, a iniciativa vai englobar três actividades de cariz científico e sócio cultural, ao longo dos três dias, nomeadamente uma conferência internacional dedicada à reflexão sobre as línguas ameaçadas no continente europeu, a decorrer no Centro de Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio, nos dias 17 e 18 de Outubro.
Nas noites de sexta-feira e de sábado decorrerá o Festival de Bandas de Línguas Ameaçadas, na Fábrica de Cultura, em Minde, que contará com a presença de seis bandas modernas da Galiza, País Basco, Bretanha e País de Gales, Escócia, Minde e Baviera (Alemanha), com a particularidade de as bandas e artistas convidados interpretarem os temas nas suas línguas nativas.
A 19 de Outubro, sábado, durante todo o dia, na Fábrica de Cultura em Minde, vai decorrer a Feira das Línguas - um encontro multicultural e multilingue entre investigadores, público em geral e comunidades europeias de línguas minoritárias, e onde 11 comunidades de diferentes partes da Europa apresentarão as suas línguas ao público através de stands e/ou performances culturais.
Vera Ferreira, linguista e presidente do CIDLeS, disse que «o objectivo é estimular um debate interdisciplinar acerca da diversidade linguística na Europa, tendo como ponto de partida as línguas ameaçadas no velho continente, do qual o minderico, de Minde, mas também o mirandês e o barranquenho são exemplos em Portugal».
Vera Ferreira disse ainda, em minderico, que o falar dos naturais de Minde, a «piação dos charales do Ninhou», é incompreensível para os de fora, é «uma do badelo que os covanos não penetrem», tendo defendido que «esta língua deve ser preservada e divulgada através de uma sensibilização da comunidade».
Fundado em Janeiro de 2010 por um grupo de investigadores nacionais e internacionais, a dirigente afirmou ter a expectativa que o certame permita tornar o CIDLeS mais conhecido e o seu trabalho mais divulgado, que ajude a consciencializar a classe política para a importância da documentação e salvaguarda do património imaterial, a nível nacional e europeu, e que o mesmo se revele como um contributo para a revitalização do minderico.
O evento conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Xunta da Galícia, da Junta de Freguesia de Minde e Câmara Municipal de Alcanena, para além do contributo de várias empresas locais e nacionais.

Café Portugal/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário