Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

"Vai Ser Arte: 70 Anos de Arte Contemporânea"

Visite a exposição "Vai Ser Arte: 70 Anos de Arte Contemporânea", com obras de arte dos melhores artistas nacionais e internacionais, no Museu do Abade de Baçal!
O sol convida a sair de casa! Uma boa proposta para o fim de semana, não acha?...
Para o entusiasmar, a obra de Almada Negreiros (quando decorrem as comemorações dos 120 anos), cartão da tapeçaria existente na Pousada de Viana do Castelo, Monte de Santa Luzia, que reproduz a lenda do ria Lima:
Comandadas por Décios Junos Brutos, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 aC. A beleza do lugar era tal que as fez julgar estarem perante o lendário rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória a quem o atravessasse. Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, empunhando o estandarte das águias de Roma, o comandante chamou da outra margem a cada soldado pelo seu nome. Conseguiu assim provar-lhes não ser esse o rio do esquecimento.

2 comentários:

  1. Errata:

    onde se lê: Décios Junos Brutos
    deve ler-se: Décimo Júnio Bruto

    Penso que a passagem do Lethes, ou seja, do rio Lima, terá ocorrido por volta de 138-137 a.C.

    bjo

    ResponderEliminar
  2. Fala quem sabe, e muito, da matéria.
    Grato pela correção.
    Achas que deva remeter a correção ao Museu Abade de Baçal?

    bjs

    ResponderEliminar