Há quem critique e não entenda, mas nesta aldeia transmontana a tradição manda que nestes dias se dê às crianças permissão para fumar.
Esta festa tem a particularidade de ser feita, apenas, por um mordomo, que é o Rei, cabendo-lhe tratar de todos os afazeres relacionados com esta comemoração.
Por volta das 17:30h, do dia 5, chegam os gaiteiros a Vale de Salgueiro e é aí que começa a permissão das crianças para fumar. “Antigamente só fumavam os rapazes porque significava a emancipação dos mesmos, mas agora também as raparigas têm permissão para fumar”, conta Graça Garcia, uma habitante e professora aposentada da aldeia, acrescentando que “se investiu muito pouco no estudo desta tradição onde se junta o sagrado e o profano”.
O Rei, os gaiteiros e as crianças percorrem as principais ruas da aldeia e depois fazem novamente o percurso, mas dessa vez o Rei entra em casa de toda a gente e entrega tremoços e dá de beber o vinho da sua cabaça.
“Distribuem-se centenas de quilos de tremoços. São tremoços porque era o que as pessoas tinham acesso na altura, diz-se que era o camarão dos pobres”, acrescenta rindo, Graça Garcia.
Após a ronda, segue-se o típico cantar dos reis que tem lugar pela noite fora, sempre ao som das gaitas de foles. “À noite dança-se a “murinheira”, que se julga ser de origem Celta, uma dança típica que as pessoas mais velhas tentam ensinar aos mais novos”, refere a professora.
Festa do Rei e das pessoas
Como toda a população participa, logo pela manhã do dia 6, o Rei já com a sua coroa (feita de madeira e tecidos adornados com peças de ouro que toda as pessoas emprestam), e o ceptro (uma vara de madeira com uma laranja espetada na ponta e adornada com fitas), vai pelas casas receber a chamada “manda”, que é o dinheiro para ajudar nas despesas da festa. “Se sobrar o dinheiro é para o Rei mas se faltar também é ele que o tem que pôr”, conclui Graça Garcia.
Perto das 13 horas, chega a parte religiosa da festa, onde se realiza a missa em honra de Santo Estêvão e é nessa altura que o Rei escolhe o seu sucessor. Este ano, o Rei Francisco Viera coroou Carlos Ferreiro, que fica encarregue de fazer a festa no próximo ano.
Cátia Barreira
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário