Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Igrejas históricas em Bragança oferecem novo percurso turístico

As oito igrejas mais emblemáticas de Bragança são o motivo de um novo percurso turístico a pé pela cidade transmontana com o propósito de divulgar o património religioso e contribuir para o desenvolvimento regional.
A iniciativa é da Pastoral do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda que apresentou hoje à Comunicação Social o projeto, que no futuro será alargado a outras zonas da região como explicou Alexandrina Fernandes a responsável por aquele órgão diocesano.
A Pastoral do Turismo foi criada há menos de um ano e tem como missão "evangelizar pelo património", promovendo e dando a conhecer o que o bispo diocesano, José Cordeiro, classificou como "um tesouro enorme" da região.
"As nossas igrejas, os monumentos, os bens materiais e imateriais, móveis e imóveis, tudo aquilo que faz parte da cultura e da alma desta terra, deste povo, é um bem que nós queremos partilhar", realçou o prelado.
De "uma forma profissional e credível", a diocese transmontana ambiciona fazer deste projeto "um campo de evangelização e ao mesmo tempo contribuir positivamente para o desenvolvimento integral desta região pelo turismo, pela cultura, pela arte, pelo que de bom" que ali existe.
O percurso pedestre pelas igrejas de Bragança é das primeiras atividades da Pastoral do Turismo, que propõe uma caminhada de 3,3 quilómetros, que demora menos de três horas, pelos principais templos da cidade.
O passeio começa e termina na Sé Catedral de Bragança, passa pela emblemática Sé, no centro, e segue para a zona histórica, onde se encontram exemplares como igreja de Santa Maria ou de Nossa Senhora das Graças, a padroeira da cidade.
A visita é feita, para já, sem guia, com o apoio aos interessados a ser prestado por panfletos e uma aplicação informática acessível em telemóveis e 'tablets'.
Esta aplicação é interativa e permite adicionar às dicas existentes sobre cada templo o que os visitantes encontrarem de relevante durante a visita, seja indicações ou fotos.
Numa fase seguinte está previsto o Museu Abade de Baçal associar-se ao projeto, disponibilizando guias, segundo avançou a responsável pela Pastoral do Turismo.
A ideia é também desafiar "privados" a explorarem esta nova aposta turística e "contribuir para o desenvolvimento económica da diocese", como acrescentou.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário