Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A 34.ª Feira do Fumeiro de Vinhais decorre de 6 a 9 de Fevereiro. A vila transmontana dá a provar as chouriças, alheiras, salpicões produzidos com sabedoria ancestral, bem como outros produtos locais. Luta de touros, arraiais e música animam a festa.
Os meses frios pedem um lume forte para aquecer a casa. Aproveita-se o fumo libertado pela lenha a arder para fumar os enchidos de porco. O animal, do qual tudo se aproveita, graças à sabedoria e necessidade do povo, foi ao longo do ano alimentado com aquilo que a terra dá.
As suas carnes dão origem a presunto, chouriças, morcela, alheira, salpicão e outros enchidos que por estes dias recebem os últimos fumos da lareira. Estão prontos a ser vendidos. Palco principal da comercialização do fumeiro de Vinhais é a feira que decorre há 34 anos sempre em Fevereiro.
Este ano está agendada para 6 a 9 e além do fumeiro, a feira é uma oportunidade para mostrar o artesanato, compotas, pão e outros produtos regionais. A Feira do Fumeiro faz-se ainda com luta de touros, arraias, espectáculos musicais e muita animação.



A Feira de Fumeiro de Vinhais acontece na vila transmontana desde 1981, no segundo fim-de-semana do mês de Fevereiro, oferecendo aos visitantes, para além da exposição de produtos e a possibilidade de aquisição, um vasto leque de outros produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espectáculos musicais, arraial, luta de touros, tasquinhas, restaurantes e muitos outras actividades integram um programa diversificado que, durante quatro dias, anima quem passa por Vinhais.

Sem comentários:

Enviar um comentário