Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Distrito de Bragança - Pratos de cogumelos premiados

Restaurantes da região criaram receitas inovadoras com cogumelos silvestres
Três restaurantes do distrito de Bragança foram premiados pela utilização de cogumelos nos seus menus.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET promoveu um concurso que envolveu a participação de 50 restaurantes portugueses e espanhóis, dos quais 19 eram do Nordeste Transmontano, para promover e divulgar esta iguaria.
Para a vice-presidente do agrupamento, Berta Nunes, a promoção dos cogumelos pode ser uma alavanca turística e comercial.
“Estes restaurantes utilizaram os cogumelos de forma inovadora, com criatividade e por isso foram premiados. Esta é mais uma forma de valorizar este recurso e se conseguirmos ter restaurantes que utilizem este recurso endógeno e o promovam, estamos a contribuir para que até os apanhadores possam ter mais-valias”, afirma a responsável. 
Berta Nunes defende, ainda, que a utilização de produtos local é fundamental para atrair turistas. “Os restaurantes têm de perceber que ao utilizarem os produtos locais estão a contribuir para atrai turistas”, defende.
Os proprietários dos restaurantes premiados consideram que a utilização de cogumelos nos pratos que confeccionam é uma mais-valia.
“Eu utilizo cogumelos no meu restaurante desde que o abri em 1981. Têm um paladar muito agradável e é um produto que põe em evidência todo o prato, seja carne, peixe ou marisco”, afirma Eliseu Amaro, proprietário do restaurante “A Lareira”, em Mogadouro. 
Pratos inovadores
Já Flávio Gonçalves do restaurante “O Javali”, em Bragança, confessa que “foi a primeira vez que utilizámos cogumelos e criámos uma entrada especialmente para este concurso, mas pensamos mudar a carta e começar a utilizar cogumelos e juntá-los a outros pratos”. 
A mesma aposta deverá seguir o restaurante D. Roberto, em Gimonde, outro premiado. “Já usávamos cogumelos, sobretudo na época de Outono, mas para este concurso fizemos uma tapas e na nossa carta vamos agora apostar cada vez mais neste tipo de pratos, pois os espanhóis procuram muito os cogumelos em tapas”, afirma Alexandrina Fernandes.
O primeiro concurso hispanoluso micogastronómico decorreu entre 29 de Novembro e 9 de Dezembro, no Nordeste Transmontano e nas províncias espanholas de Zamora e Salamanca.
Destaque
Cogumelos são cada vez mais utilizados pelos restaurantes típicos da região

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário