Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Agricultores sensibilizados para comprar castanheiros certificados

Plano Nacional de Controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro inclui a restrição de circulação de plantas das zonas infectadas
A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) está a sensibilizar os agricultores para comprarem apenas castanheiros certificados para plantação. Esta é uma das medidas contempladas no Plano Nacional de Controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro, que foi apresentado, na passada sexta-feira, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Os serviços de DRAPN estão a apostar na prevenção desta praga na região de Trás-os-Montes, que produz cerca de 85 por cento da castanha a nível nacional.
“A via de transmissão a longas distâncias é essencialmente por via de plantas contaminadas, não controladas, e daí nós apelarmos para que os produtores adquiram plantas devidamente controladas, com as etiquetas de certificação e de passaporte fitossanitário e aquando da sua chegada solicitem aos serviços regionais de agricultura uma inspecção ao material antes de procederem à sua plantação”, esclarece a subdirectora geral da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Paula Carvalho.
Técnicos da DRAPN estão a fazer um trabalho de vigilância nos soutos, sendo as plantações novas prioritárias. “Os soutos recentes são os de maior risco, porque poderão ter plantas que tenham vindo contaminadas, por isso importa agora verificar todas as novas plantações”, adianta a responsável.
Paula Carvalho alerta, no entanto, os produtores transmontanos para estarem atentos, sob pena de poderem comprometer a produção. “É fundamental o agricultor valorizar a compra de uma planta que foi controlada, que foi proveniente de um viveiro que está devidamente licenciada e controlada pelos serviços oficiais. A compra de plantas que não sejam controladas e que não tenham o mínimo de garantia é um risco acrescido para o produtor”, acrescenta a subdirectora da DGAV.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário