Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

ASSOCIAÇÕES TRANSMONTANAS RECLAMAM REGULAMENTAÇÃO PARA APANHA DE COGUMELOS

Associações Micológicas transmontanas reclamam há cerca de uma década legislação que regulamente a apanha de cogumelos silvestres, tendo mesmo sido apresentada ao Governo uma proposta de Lei que acabe com a apanha "indiscriminada" deste tipo de fungos.
"Não temos qualquer tipo de informação por parte das entidades competentes sobre a proposta de Lei que foi apresentada para todo o território nacional, o que leva a concluir que poderá haver outros interesses que não permitam que a legislação seja publicada", explicou  o presidente da Associação Micológica " A Pantorra", Manuel Moredo.
Várias entidades, como associações micológicas, universidades, administração central e investigadores na área da micologia já elaboram propostas de legislação tendo em vista a criação de uma Lei que regulamente a apanha de cogumelos, para a acabar de vez com a "anarquia existente no setor".
O projeto de diploma foi iniciado por uma equipa que juntou sócios da Associação Micológica "A Pantorra" e pessoas ligadas à então Direção Regional de Agricultura do Norte ou Direção de Geral dos Recursos Florestais.
A proposta de regulamentação começou a ser elaborada em 1998 e terminou em 2006, ano em que foi apresentada o Ministério da Agricultura.
"O objetivo é proteger os cogumelos, uma importante fonte de rendimento para os proprietários dos terrenos. Com a anarquia que existe no setor, há pessoas [não proprietárias de terras] que delapidam parcelas privadas de floresta ou soutos, chegando a obter valores superior 20 mil euros de lucro por época", observou o responsável.
Segundo Manuel Moredo, para já onde há um controlo de apanha de cogumelos é no Parque Natural de Montesinho, que abrange os concelho de Bragança e Vinhais.
De qualquer forma, “ainda não é controlo eficaz”, disse.
Fonte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) disse que “não há ainda um documento legal que regule o setor micológico”.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário