Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SMART TRAVEL 14 - Nordeste de Portugal acolhe evento internacional inédito em Portugal

O SMART TRAVEL 14 que vai debater e refletir sobre o futuro das pequenas e médias cidades. Como utilizar de forma inteligente o Turismo como setor chave para o desenvolvimento e prosperidade. Como incluir e associar a Tecnologia à sustentabilidade e ao aspeto social e humano dos territórios de baixa densidade.

Está praticamente tudo a postos para a região de Trás-os-Montes receber, já no próximo mês de Dezembro (de 4 a 7), um dos eventos do ano em Portugal e já reconhecido como um dos mais destacados na Europa, dedicado a temáticas tão atuais e importantes, em sintonia com a agenda global de desenvolvimento económico e sustentável dos territórios.

A menos de um mês de se realizar, o Smart Travel 2014, afigura-se como um dos fóruns mais relevantes para analisar, refletir e debater o futuro de pequenas e médias cidades no contexto de globalização, bem como o futuro de territórios de baixa densidade populacional e regiões periféricas, as suas aldeias, vilas e comunidades. 

Desde que se confirmou a organização deste evento no Nordeste Transmontano, que se tornou quase uma inevitabilidade incluir o mesmo no roteiro internacional de grandes eventos dedicados às Smart Cities ou Cidades Inteligentes, Regiões Inteligentes e, como o próprio nome o indica, ao Turismo como setor fundamental para alavancar a economia dessas mesmas regiões e cidades, de uma forma Inteligente, Sustentável e Estratégica. 

Usar o Turismo, os recursos endógenos, adotar tecnologia e processos inovadores para a promoção e desenvolvimento de Destinos Inteligentes é outra das facetas que torna o Smart Travel 2014 tão referenciado, contando com a presença de alguns dos mais influentes oradores e investigadores da atualidade no setor do turismo, como Lorenzo Cantoni, presidente da Federação Internacional de Turismo e Tecnologia (IFITT) e responsável da UNESCO na área das TIC para desenvolver e promover turismo sustentável nos sítios Património da Humanidade, ou Nick Hall um guru da estratégia online e mobile com especial ênfase para projetos de destinos turísticos, este é homem do momento, convidado para os fóruns de turismo de toda a Europa e também, por exemplo, Caroline Couret uma das fundadoras da Rede de Turismo Criativo sedeada em Barcelona.

Muitos outros temas estarão em discussão nos dois dias de conferência, a 4 e 5 de dezembro, nas cidades de Bragança e Mirandela, respetivamente. 

A integração e o cruzamento de muitas temáticas que estão hoje na ordem do dia nas grandes cidades do mundo, como a Internet das Coisas, o Big Data mas também a criatividade e cultura, o planeamento urbano, a sustentabilidade energética e ambiental e, como não podia deixar de ser, a economia e as ferramentas de comunicação e marketing, proporcionam um evento eclético, completo, multidisciplinar e do qual se espera que saiam algumas conclusões que beneficiem, em primeiro lugar, a região de Trás-os-Montes e Alto Douro e em segundo, as restantes zonas periféricas que partilham as mesmas preocupações e desafios.

Smart Travel 14

in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário