No passado dia 8 de Novembro a população de Moncorvo reuniu-se no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo para recriar a Partidela Tradicional da Amêndoa.
Miúdos e graúdos pegaram nos tradicionais “ferrinhos” e numa pedra e começaram a partir as amêndoas, afastando as cascas e colocando o grão da amêndoa em cestos. Durante a tarde, a recriação decorreu como antigamente, caracterizada pelo convívio entre os participantes de várias idades.
De salientar a animação trazida à iniciativa pelo Agrupamento de Escuteiros de Torre de Moncorvo e da Tuna da Lousa. Presente, em representação do Município, esteve a Vereadora Piedade Meneses. No final, teve lugar uma merenda tradicional onde participaram todos os presentes.
Pretende-se com esta atividade não deixar cair no esquecimento esta tradição, tão característica do concelho de Torre de Moncorvo, em que em tempos passados as famílias e os 2 amigos se reuniam ao serão para partirem as amêndoas colhidas durante esse ano.
Esta é já a XI edição da Partidela Tradicional da Amêndoa promovida pelo Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, Município de Torre de Moncorvo e Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo.
Nota de Imprensa CM de Torre de Moncorvo (Luciana Raimundo)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário