Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Brigada Victor Jara no Festival Intercéltico de Sendim

O Festival Intercéltico de Sendim (FIS), Miranda do Douro, tem o programa de espetáculos fechado, apresentando como cabeça-de-cartaz a Brigada Victor Jara, que este ano assinala 40 anos de carreira, disse hoje à Lusa fonte da organização.
 16.ª edição do FIS, promovida pela Sons da Terra e com apoios institucionais da Câmara de Miranda do Douro e Junta de Freguesia de Sendim, no distrito de Bragança, vai decorrer entre os dias 30 de julho e 03 de agosto.

O largo D. João III, em Miranda do Douro, acolhe a abertura do festival com as atuações de Andrés Peñabad, vindo da Galiza, e dos castelhanos/leoneses Cecina de Léon Folk.

Já no segundo dia, e de regresso a Sendim, e ao Parque das Eiras, os Arrefole, uma esperança da música de raiz vindos do Porto juntam-se aos asturianos Seu e aos castelhanos/leoneses Cecina de Léon Folk.

O primeiro de agosto será um dia grande para a música folk ibérica com a atuação de Brigada Victor Jara, Andrés Peñabad e Rare Folk da Andaluzia, considerados referência musical naquela região de Espanha.

"É na zona do chamado Arco Atlântico que se verifica um maior dinamismo das músicas de raiz folk e tradicionais", justificou, em declarações à agência Lusa, o diretor do FIS, Mário Correia.

Segundo os mentores do FIS, são ainda "muitas mais as novidades", desde logo uma "aposta forte" na animação das ruas e praças de Sendim, com atuações de gaiteiros mirandeses e músicos amadores vindos um pouco de todo o país.

O Festival Celta oferece um vasto e diversificado conjunto de atividades paralelas, destacando-se a colaboração de entidades governamentais asturianas, como a Direção Geral de Política Linguística.

Não faltarão, ainda, as habituais oficinas das gaitas e danças mirandesas e as celebrações intercélticas na "indomável" Taberna dos Celtas.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário