Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Só em 2015 já se registaram 15 incêndios em Montesinho

Este ano, já se registaram 19 incêndios na área do Parque Natural de Montesinho nos concelhos de Bragança e Vinhais. Os dados são avançados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança.

A maioria das ocorrências foi registada neste mês. No concelho de Bragança, a zona mais fustigada é o Zeive, na freguesia do Parâmio, onde já se registaram quatro incêndios.

Segundo o presidente da Junta já arderam 150 hectares de floresta. Nuno Diz aponta o dedo ao Instituto de Conservação de Natureza e Florestas, que gere o Parque Natural de Montesinho, por não apostar na prevenção de incêndios florestais. Nuno Diz afirma que não se lembra “de nenhuma ação de sensibilização, de abertura de um corta-fogo ou da limpeza de um caminho”. O presidente acrescenta ainda que “a limpeza fica mais barata do que o combate aos incêndios”.

Nuno Diz defende que devia haver mais meios de combate a incêndios durante todo o ano, principalmente para acudir a ocorrências dentro das áreas protegidas. O autarca diz ainda que é o próprio ICNF a colocar entraves às actividades desenvolvidas pela população, entre elas a prevenção de incêndios florestais.

A Comissão de Baldios do Zeive contabiliza milhares de euros de prejuízo com os incêndios registados este ano. O presidente da Comissão, João Rodrigues, não tem dúvidas que a falta de limpeza da floresta está na origem deste rasto de destruição. João Rodrigues diz que plantações de pinheiro e castanheiros se teriam salvo se estivessem devidamente limpos, e fala de falta de apoios e de um “abandono” nestas questões de “há uns anos para cá”.

Contactado o ICNF para esclarecer estas questões não obtivemos qualquer resposta até ao momento.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário