Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Empresa irlandesa instala parque eólico em Moncorvo e Carrazeda

Um Parque eólico pode ser instalado em Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães ainda este ano.
O projecto está a ser desenvolvido pela empresa irlandesa Island Renewable Energy, e prevê a instalação de cerca de 30 aerogeradores na zona entre a Lousa, o Castedo e a Cabeça Boa, no concelho de Torre de Moncorvo, e de oito geradores no concelho de Carrazeda de Ansiães.
O investimento projectado ronda os 80 milhões de euros, para a criação de um parqueeólico. 
O projecto aguarda a concessão da licença, que a empresa conta poder ver atribuída até ao final deste ano. O estudo de impacte ambiental já foi entregue e a empresa está a terminar o licenciamento nesta área. Quando esse processo for ultrapassado, seguir-se-á o momento de construção, que se deverá prolongar por um período de 10 meses, fase durante a qual se estima que sejam criados 30 a 40 postos de trabalhos directos, bem como outros indirectos. 
Segundo a empresa, todo o projecto deverá estar concluído até no final de 2016 Será um parque eólico com uma potência prevista de 50 megawatts, resultante da Fase C do concurso eólico lançado pelo governo entre 2005 e 2008. No entanto a empresa espera poder fazer um reforço de potência de forma a conseguir atingir uma produção na ordem dos 60 megawatts. 
O presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, entende que é um projecto “muito bom, desde logo porque estão a finalizar as obras do Baixo Sabor e qualquer investimento que traga a possibilidade de criação de novos postos de trabalho é sempre muito bom para o concelho”. 
O autarca salienta ainda a criação de uma fonte de rendimento extra, perante a possibilidade de arrendamento ou compra do terreno onde serão instaladas as torres eólicas. “Isso engloba uma série de famílias, algumas com idade avançada e têm parcas reformas. 
Vai ser um contributo social para essas famílias através dessa empresa”, referindo ainda que existirão outras contrapartidas para o município, como a melhoria de estradas ou acessos rurais. “É um investimento importante para toda a região do nordeste e para o concelho, já que estamos a tentar implementar energias limpas, e é de referir que grande parte dos aerogeradores ficará sobranceira ao Douro”, aponta ainda o edil. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário