Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Moção sobre a reforma no setor das águas não gera consenso em Macedo de cavaleiros

O PSD de Macedo de Cavaleiros apresentou uma moção na última assembleia municipal sobre as anunciadas mudanças no setor das águas, que, no entanto, não gera consenso entre todas as forças políticas do concelho. O PS absteve-se, e não assinou a moção. Quem também não assinou foi o CDU, que votou contra.

No documento levado a votação a 29 de abril, o PSD congratula-se e saúda o Governo pelo anúncio da criação da Sociedade Águas do Norte, que se traduz na fusão das quatro entidades gestoras do setor numa só. Uma restruturação que prevê a inserção de uma tarifa única no preço a pagar pela água.

A moção tinha já sido apresentada na última reunião da CIM Terras de Trás-os-Montes, com aprovação do PS. Pedro Mascarenhas, presidente da Concelhia do partido rosa, diz, no entanto, que nessa reunião em Bragança o texto apresentado na moção era outro.

Pedro Mascarenhas frisa que, para que a moção merecesse o voto favorável do PS, o texto teria de estar redigido de outra forma. O líder concelhio considera que a moção não devia só congratular-se e felicitar o Governo, mas exigir a descida o preço da água na região.

Já Helena Gonçalves, vice-presidente da Concelhia do PSD, contava com voto positivo do PS, dado que assim tinha feito em Bragança. Diz ainda que o PSD estava na disposição de alterar o conteúdo da moção, para que fosse assinado por todas as forças políticas do concelho, mas que a oposição não se mostrou disponível para negociar.

A moção acabou por ser aprovada por maioria, com 47 votos a favor, 13 abstenções do PS, e um contra, do CDU. O documento foi, por isso, apenas substrito pela coligação PSD/CDS-PP.

Pedro Mascarenhas, do PS, afirma ainda que o texto votado em Bragança é “pouco ambicioso”, e afirma estar ainda ao dispor do PSD para chegar a um entendimento quando à moção, para que seja aprovada por unanimidade.

Entretanto, o ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira da Silva, deixou no início da semana, em Vila Real, a garantia que a reforma do setor das águas deve entrar em vigor em julho.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário