quarta-feira, 20 de maio de 2015

Nordeste Transmontano a um passo de obter classificação de Reserva da Biosfera conjuntamente com Zamora e Salamanca

A candidatura da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica será uma valiosa ferramenta para a promoção internacional da região e do desenvolvimento sustentável do território. diz um comunicado de imprensa da O ZASNET AECT, promotora da iniciativa.

Ainda segundo a ZASNET AECT,  nos últimos três anos,  "tem-se vindo a trabalhar afincadamente neste projeto, pois acredita nas potencialidades da região e faz uma forte aposta na promoção do seu desenvolvimento sustentável".

A Reserva de Biosfera Transfronteiriça  será a maior reserva de Biosfera Transfronteiriça da Europa, constituída por quatro parques naturais, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural da Sanábria, Parque Natural do Douro Internacional, Parque Natural de los Arribes del Duero e diversos espaços classificados como REDE NATURA.

Sendo o ZASNET um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial que engloba as províncias de Zamora e Salamanca e o Nordeste Transmontano tem por si só valências para a implementação de estratégias efetivas no seu território transfronteiriço no sentido de promover a coesão social e económica e na promoção conjunta do território. 

Este projeto foi já reconhecido pelo Turismo Portugal como projeto estruturante na estratégia definida através do Turismo 2020. O Comité Consultivo Internacional da Unesco deu parecer favorável no passado mês de fevereiro à candidatura Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.

A candidatura vai agora ser avaliada no próximo mês de junho na sede da UNESCO em Paris pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa MaB da UNESCO (MAB COUNCIL OR ICC). 

No início do mês de junho uma comitiva da UNESCO visitará a região para conhecer o território da candidatura Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica. Esta visita reveste-se de especial importância uma vez que antecede, em poucos dias, a reunião do Conselho Internacional (MAB COUNCIL), da qual se espera a declaração da Reserva da Biosfera. 

Atualmente a Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera conta com 7 Reservas da Biosfera, sendo uma delas Transfronteiriça (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurês) com Espanha que na sua Rede Espanhola de Reservas da Biosfera está composta, à data, com 45 reservas da biosfera. 

Uma Reserva da Biosfera pela UNESCO não acrescenta nenhum normativo que aumente restrições às atividades económicas, representando antes um “certificado de qualidade ambiental” utilizável na promoção do desenvolvimento e emprego. O reconhecimento pela UNESCO pode servir para destacar e recompensar estes esforços. Pode ajudar a atrair fundos adicionais de diferentes fontes.

As Reservas da Biosfera são territórios que atestam os métodos de gestão do património natural e que em simultâneo fomentam o desenvolvimento económico. Assim a declaração da RBT Meseta Ibérica promoverá a coesão económica e social, o desenvolvimento de estratégias conjuntas de políticas de desenvolvimento local e a cooperação regional entre Portugal e Espanha.

Nota de Imprensa ZASNET AECT

Sem comentários:

Enviar um comentário